Analytics & Machine Learning

Classificar uma iniciativa de negócio, estimar o esforço de várias contratações para um mesmo objetivo ou priorizar o portfólio sem os detalhes necessários para um analista.

"In God we trust, all others bring data.” — W Edwards Deming.

Essas são algumas das perguntas a FATTO o ajuda a responder pela criação de soluções com Analytics & Machine Learning. Desenvolvemos modelos preditivos supervisionados e não supervisionados. Implementamos soluções em planilhas eletrônicas ou os incorporamos em sistemas para orientar decisões de negócios. Usamos os seus dados, referências de mercado e o conhecimento de sua equipe na identificação de padrões, auxiliando na criação de uma cultura de resultados.

Os dados capturados na gestão e execução de suas operações cotidianas de desenvolvimento escondem respostas para questões críticas de negócio. Nós ajudamos você a descobrir esse valor ao entender a interrelação entre esses dados de maneira que você possa controlar uma variável desconhecida a partir de fragmentos conhecidos ou mais facilmente estimados.

Você passa a conhecer melhor o desempenho do seu desenvolvimento de software e cria mecanismos para comunicar isso para diretores, áreas usuárias e executivos.

Resultados

Organize indicadores do desenvolvimento de software em dashboards


Dë a autonomia aos squads sem comprometer os objetivos de governança corporativa

Determine o que entra no roadmap do produto e em qual release


Com sprints de prazo fixo e, muitas vezes, releases também, a única variável é o escopo. Estime mais objetivamente o esforço de épicos e features ainda em alto nível (se comparada a uma história de usuário)

Desenvolva "calculadoras" para estimar o valor de propostas técnicas


Elimine a negociação de valores dos sem autoridade para isso. Horas é praticamente uma moeda, na prática. Identifique uma proposta com produtividade fora do normal e simplifique o processamento das demais

Os principais benefícios de nossa atuação com Analytics & Machine Learning estão na descoberta das oportunidades, que você ainda nem sabe existir! Principalmente se você já tem controles de governança corporativa implantados há algum tempo, pense na quantidade de informação nos seus dados não utilizada e com potencial de trazer resultados para seu negócio. A FATTO conta com uma equipe que alia profundo conhecimento na gestão de TI e sabe o que procurar em seus dados.

Um pouco sobre como trabalhamos...

Um cliente necessitava estimar as horas de Gerência de Projetos (GP) para iniciativas técnicas e de infra-estrutura. Enquanto a simples aplicação de um percentual sobre o esforço total era suficiente para o desenvolvimento de soluções de software, projetos técnicos apresentavam uma variabilidade grande demais.

Após entendermos o processo, coletarmos as métricas nos sistemas de gestão de demandas, entrevistarmos os envolvidos sobre suas percepções, descobrimos que naquele contexto:

  • A cada 01 hora de esforço de projeto, investe-se em média 4 minutos de GP
  • A cada 01 dia de prazo decorrido, investe-se 40 minutos em GP
  • A cada 01 processo de aquisição, investe-se 43 horas de GP

Nosso trabalho também serviu para verificar uma série de aspectos cuja variação não se revelou estatisticamente significativa na variação do esforço investido em GP, apesar de o “bom senso” indicar o contrário, por exemplo:

  • Quantidade de áreas de TI
  • Quantidade de áreas de negócio
  • Quantidade de tecnologias
  • Quantidade de ambientes produtivos

Com essas relações mapeadas, uma prova de conceito simulando o modelo em projetos passados permitiu confirmar a sua eficácia e uma “calculadora” foi entregue para facilitar o planejamento dos projetos técnicos e de infraestrutura.

Aplicações

  • Investigar em maior detalhe indícios de manipulação de horas em propostas técnicas a partir de critérios apontando para potencial de fraude na contratação de serviços de TI
  • Atacar ofensores de produtividade e qualidade, potencializar seus promotores, por meio da sua identificação e quantificação de seus efeitos
  • Aperfeiçoar a gestão de software pelo uso de modelos estatísticos para estimar esforço, custo e prazo a partir do escopo em diferentes níveis de refinamento
  • Otimizar o tempo na gestão de software ao concentrar a atenção nas exceções. Isso por meio de limites de controle ( LCL e UCL ) para o monitoramento de indicadores com significado para o negócio como o Custo Unitário ( R$ / PF ), a Densidade de Defeitos ( Defeitos / 1.000 PF ), Produtividade ( PF / Dias Corridos ) e Taxa de Entrega ( HH / PF )

Um case de analytics & machine learning aplicado aos seus negócios

Um dos maiores bancos do Brasil passou por uma profunda reestruturação em seu fluxo de atendimento para desenvolver soluções de software. O objetivo foi diminuir o time-to-market. Um gateway foi estabelecido para direcionar se uma nova ideia de negócio avança por uma trilha ágil. Para isso era necessário saber se a demanda é "pequena". Outro gateway, para estimar as horas com os requisitos ainda macro, com muita incerteza para elaborar uma proposta técnica.

Publicações

Function Points Leveraging Transparency and Enabling Control Over Software Procurement

MetricViews | IFPUG
Volume 8 | Issue 2 | Julho 2014

Combinando benchmarking e canvas de projetos na priorização do portfólio

IFPUG MetricViews
Volume 9 | Issue 1 | Jan/2015

Contato










×