Fábrica de Métricas de Software

Mais importante que a medida, é a medição.


Evitar um erro de 6 PF em um pacote de 100 PF tem um ROI bem superior a 200%

Gustavo Siqueira Simões

Diretor de Operações

A Fábrica de Métricas coloca a transparência e a eficiência no mesmo lado. No caso de fábricas de software, a cada 1 PF não identificado ou identificado erroneamente, mesmo com um erro de 5% na medição, o ROI da Fábrica de Métricas é de 298%.

O uso do pontos de função é uma realidade em organizações com governança corporativa mais madura. Como unidade na medição software, se insere na gestão de SLAs e como insumo para a gestão de esforço, prazos e custos. No caso do desenvolvimento Ágil em especial, facilita o planejamento da capacidade, a gestão de backlog e a priorização do roadmap em um nível mais alto. Mas nenhum uso torna mais crítica a medição, do que seu papel em contratos de software e fábricas de software.

O processo da Fábrica de Métricas se adequa aos seus processos e funciona on demand. Na sua visão, você tem uma operação dedicada ao atendimento de seus necessidades de medição e estimativa. Usamos o MESUR© como ferramenta de produtividade e que nos permite efetivamente oferecer um instrumento importante para sua Gestão de Portfólio como benefício colateral à medição. Adicionalmente, estamos melhor preparados para responder às perguntas mais importantes: Aquelas que ainda não se conhece!

EM

Clientes ativos nos últimos 6 meses
Pontos Função medidos nos últimos 03 anos
Percentual de não conformidade auditado

Principais Benefícios da Fábrica de Métricas da FATTO

Aumento da Qualidade

Com uma equipe especializada, os erros se reduzem drasticamente. A análise de conteúdo dos artefatos os revisa, promovendo requisitos mais completos e claros.

Ganho de Eficácia e Eficiência

O tempo com as estimativas e medições são menores e as discussões de divergências reduzem significativamente, dando mais fluidez ao processo.

Menos Custo e Mais Receita

Erros de medição causam perdas financeiras na ordem de 32% dos contratos de Fábrica de Software.

Transparência

Métricas e indicadores obtidos independentemente e ao longo do processo elevam os níveis de governança e trazem oportunidades de ação para melhorias nos processos.

A Fábrica de Métricas funciona como uma operação sua com SLAs associados ou pode ser acionado para medições pontuais.

A experiência com Fábrica de Métrica de nível internacional da FATTO passa a ser sua também. Eleva a sua medição para outro patamar, independente dos métodos utilizados para medir os resultados, o SNAP (Software Non-Functional Assessment Process) entre eles.

Guilherme Siqueira Simões

Diretor Comercial e de Internacionalização

Enquanto no Brasil predomina o uso da Análise de Pontos de Função (APF) do IFPUG, roteiro de métricas de software do SISP e Unidades de Serviço Técnico (UST), no exterior também é comum o método do COSMIC ocupando esse espaço.

Um case da Fábrica de Métricas

A Fábrica de Software mantém contrato com cliente do setor financeiro, cujo resultado está deficitário. Um novo executivo de conta foi mobilizado para reverter essa situação. Ele tem a percepção de que há um problemas nas medições realizadas pelo cliente, no entanto, a sua equipe não consegue resolver.

Serviços oferecidos pela Fábrica de Métricas

Investigação de Requisitos

Uma “engenharia reversa” a partir da experiência de uso do ambiente de homologação, da análise dos registros do desenvolvimento e de entrevistas com especialistas no assunto para estabelecer uma Estrutura Analítica de Produto (EAP) para o software entregue em termos de requisitos funcionais e a rastreabilidade entre os itens de configuração disponíveis e a EAP. Objetivos de governança corporativa e a medição de software em níveis mais altos exigem essa separação.

Verificação de Requisitos (SQA)

Descubra problemas de qualidade em cada documento individualmente e a inconsistência entre os demais. O intuito é evitar distorção entre a entrega e sua medição. Provoca-se junto aos analistas revisões para eliminar ruídos, falhas e omissões identificadas na análise de documentos.

Medição de Software

Transforma diferentes representações do software como especificações de requisitos, elementos de projeto ou mesmo atividades com um objetivo específico em uma quantidade expressa em uma unidade. A unidade pode ser Ponto de Função do IFPUG, obtido pela APF e suas aplicações em Roteiro de Métricas de Software como o do SISP; Ponto de SNAP, para a medição de requisitos não funcionais; Unidade de Serviço Técnica (UST); ou o Ponto de Função COSMIC.

Validação de Medição de Software

Quem mede, valida. Se você já tem medições entregues, então pode usar nossos serviços para avaliar se estão em conformidade com os requisitos e as regras de medição.

Cases da Fábrica de Métricas

Fábrica de Métricas

Recuperação de operação de FSW deficitária por meio de métricas e...

Fábrica de Software mantém contrato com cliente do setor financeiro, cujo resultado está deficitário. Um novo executivo de conta foi mobilizado para reverter essa...
benchmarking de software para avaliar propostas

Benchmarking para análise de propostas de customização SAP

O cliente, um das maiores geradoras de energia elétrica do mundo, tinha o desenvolvimento de customizações SAP realizados on-site e viu como uma oportunidade...

Tecnologias, Metodologias e outros Recursos na Fábrica de Métricas

Contato sobre a Fábrica de Métricas















×