Certificação e Qualidade de Software

Automação de Testes com inteligência não é caro.

Qualidade vem de dentro para fora.

Nove em dez vezes, quando somos procurados para Automação de Testes, o interesse é o desenvolvimento de scripts de teste automatizado para criação de robôs em substituição ao usuário na avaliação de transações e relatórios com a maior cobertura possível, idealmente 100%.

Soluções baseadas em Selenium, alguma tecnologia equivalente ou construída a partir dele. Ou seja, se estabelece como objetivo ter o código de teste para todas as transações em scripts de teste automatizado, simulando um operador humano interagindo com o software, avaliando as repostas e reportando os resultados. Adicionalmente, desejam esses scripts de teste automatizado executando automaticamente em testes de regressão para avaliar se o que funcionou continua funcionando.

três principais equívocos nessas visões de solução.

Um primeiro é buscar 100% de cobertura, porque as interfaces com o usuário são voláteis e isso implica em ajustes constantes nos scripts de teste automatizado, que acabam por não apresentar o ROI esperado.

Outro, é concentrar os investimentos em scripts de teste automatizado externo e desconsiderar, que a Automação de Testes inclui os testes internos; em especial, os testes automatizados de unidade de integração.

Por fim, acreditar que o teste automatizado elimine a necessidade do esforço humano. Os testes automatizados tendem a não descobrir novos defeitos.

A FATTO provê automação de testes promovendo o balanceamento de seus investimentos, porque se orienta pelo shift-left testing, abordagem iniciando o teste automatizado cedo, e intrínseco ao trabalho dos Devs e pela modelagem de risco e cobertura para determinar onde investir nos testes funcionais e não funcionais automatizados.

Resultados

Reduza prazos e custos do teste com software

Melhore a qualidade do software entregue (e já entregue)

Libere recursos de atividades manuais repetitivas

Serviços de Teste Automatizado de Software

Serviços planejados e integrados disponíveis para compor soluções sob medida para suas necessidades em Teste Automatizado de Software:

Arquitetura de Testes Automatizados de Software

Gestão de mudança para qualidade contínua de software; testes de unidade e integração automatizados; e testes não funcionais automatizados.

SQA dos Testes Automatizados

Garantia da cobertura e da qualidade das entregas em conformidade com a Arquitetura de Testes Automatizados, principalmente de Fábricas de Software.

Preparação, execução e gestão de testes automatizados

Outsourcing como uma Fábrica de Qualidade com ênfase no planejamento e execução de testes funcionais e não funcionais automatizados.

Arquitetura de Testes Automatizados (shift left)

Qualidade contínua de software

SonarQube instalado, configurado e operacional. Produtos selecionados inspecionados e os resultados da Análise Estática de Código avaliados em uma prova de conceito. Seu time treinado on the job ao longo do processo.

teste cedo, teste sempre

Modelo de referência para Teste de Unidade Automatizado e Teste de Integração Automatizado definido, dando um passo importante para o DevOps. Ferramentas e tecnologias de suporte para a sua preparação, execução e gestão integradas ao seu ambiente. Você estará pronto, seja com uma equipe interna ou com fábrica de software.

Testes Não Funcionais Automatizados

Teste de Integridade de Dados, Teste de Carga, Teste de Desempenho, Teste de Stress, Teste de Falha e Recuperação. Ferramentas instaladas, configuradas e operacionais. Produtos selecionados testados e os resultados avaliados em uma prova de conceito. Seu time treinado on the job ao longo do processo.

Garantia de Qualidade de Testes de Software (SQA)

SQA de Testes

Garanta entregas em conformidade com a Arquitetura de Testes Automatizados, principalmente de Fábricas de Software, pelo SQA pontual ou sistemático do Centro de Certificação e Qualidade.

Preparação, execução e gestão de testes automatizados

Análise de Risco e Cobertura

Análise para priorização das transações a ter o teste automatizado desenvolvido conforme os riscos e os benefícios para a automação.

scripts de teste automatizado

Código de teste para as transações priorizadas em scripts de teste automatizado, simulando um operador humano interagindo com o software, avaliando as repostas e reportando os resultados; executados automaticamente em testes de regressão para avaliar se o que funcionou continua funcionando. Contratado pontualmente ou como uma operação do Centro de Certificação e Qualidade.

Um pouco sobre como trabalhamos...

A busca de soluções de qualidade, como a automação de testes por exemplo, pode ser apenas a ponta de um iceberg. Buscamos avaliar de maneira ampla a necessidade do cliente integrando ações de qualidade com a gestão de requisitos, o desenho da arquitetura e a própria codificação. A partir disso, apresentamos uma proposta para um primeiro passo, buscando resultados rápidos; no entanto, sem perder de perspectiva como esse passo se insere em uma mudança mais ampla.

Por exemplo, a prioridade do desenvolvimento ágil observado como norma no mercado, não é fazer bem feito, mas entregar alguma coisa rápida. Nossa contratação, permite manter o foco da equipe de desenvolvimento nas entregas e deixa por nossa conta identificar os defeitos no lugar do cliente.

Aplicações

Um case de benchmarking de software aplicado aos seus negócios

Até cerca de 30% de redução nas horas propostas. Veja como a FATTO ajudou uma grande corporação na modernização de suas práticas de avaliação de propostas de customização SAP, inicialmente realizadas on site e medidas em horas, e transicionada com nosso apoio para um desenvolvimento off site

Publicações

Webinar – Testes de software baseados em roteiros

Você vai ter um panorama das diferentes estratégias de testes e entender a importância dos roteiros de testes, seus principais elementos e resultados. Apesar da prioridade ser encurtar os prazos, ter a qualidade intrínseca e testes exploratórios para revelar os defeitos, isso não funciona para tudo. Defeitos que causam desastres, trazem grandes prejuízos financeiros ou comprometem a imagem da empresa no mercado exigem um esforço especial para sua prevenção. Às vezes, uma simples informação errada em um relatório pode promover esse tipo de consequência.

Webinar – Automação de testes funcionais de software

Automação de testes é um fator crítico de sucesso na transformação digital, no desenvolvimento contínuo e mesmo em projetos tradicionais. Um erro muito comum é querer colocar tudo em desenvolvimento de robôs para testar telas e relatórios. Qualidade de software no séc. XXI vem de dentro para fora! O que sobra para o "dentro" se já se investiu tudo no "fora"? Vou discutir a busca desse equilíbrio; apresentar os elementos do teste funcional automatizado; apresentar os principais prós e contras; e em especial, a importância de uma Metodologia de Testes Automatizados. 

Webinar – Aceite de Software

Imagine, que você tenha encomendado uma roupa sob medida. Não se trata de algo comprado pronto em uma loja, prêt-à-porter, mas desenvolvido especificamente para você. Antes de usar essa roupa em seu uso pretendido, não é o caso de avaliar antes se o caimento está bom? É óbvio, que se você encomenda software, você espera que o desenvolvedor o tenha testado. Você não é o testador; mas isso não implica desconsiderar tarefas relacionados ao aceite ou mesmo a certificação dependendo da criticidade. Neste evento vamos explorar os cuidados que se deve ter ao aceitar um produto de software.

Webinar – Inspeção de Código para a Entrega Contínua de Software

A inspeção é uma técnica de Verificação e Validação que pode ser utilizada de maneira complementar aos testes de software. Por ser baseada na análise estática de código-fonte, ela não requer sua execução, o que nos permite descobrir problemas antecipadamente. Neste webinar: Apresentamos as vantagens e limitações de uso da análise estática como técnica de inspeção de código-fonte Demonstramos o uso desta técnica com a ajuda da ferramenta SonarQube.

Contato










×