Carlos Eduardo Vazquez
Quem Somos
Guilherme Siqueira Simões
Atuou no desenvolvimento de toda a linha de serviços da FATTO e treinou centenas de profissionais do Brasil em APF. Participou da equipe de tradução para o Português das versões 4.2 e 4.3 do Manual de Práticas de Contagem do IFPUG. Tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas (oito deles em projetos de software para automação bancária). Graduado em Ciência da Computação pela UFES, pós-graduado em gestão empresarial pelo IEL/UFES, certificado como especialista em pontos de função pelo IFPUG desde 2002, CCFL pelo COSMIC desde 2016, Gerente de Projetos (PMP) pelo PMI®, Engenheiro de Requisitos (CPRE-FL) pelo IREB® e certificado em testes de software (CTFL) pelo ISTQB.
Gustavo Siqueira Simões
Consultor em projetos de Melhoria de Processo de Software (SPI), Estimativa e Medição de Software, Gerenciamento de Projetos (PMO) e Governança de TI (COBIT). Certificado Gerente de Projetos (PMP) pelo PMI®, Especialista em Análise de Pontos de Função (CFPS e CCFL) pelo IFPUG e pelo COSMIC, IBM Certified Solution Designer – RUP V7.0 e Certificado ITIL.
João Paulo De Angeli
Líder da equipe do escritório de métricas da Fatto responsável pela medição e aferição do tamanho funcional de aplicações e projetos de software para mais de 50 clientes (públicos e privados) como Ministérios, Tribunais, Conselhos, Institutos, Agências Reguladoras e de setores como Energia, Bancos, Transportes, Seguros, Saúde, Educação, Telecomunicações, Tecnologia, etc.
Augusto Mariano Pinheiro
Atualmente sócio da FATTO Consultoria e Sistemas, atuando como consultor em projetos de Estimativa e Medição de Software, visando apoiar instituições públicas e privadas no planejamento da gestão e contratação de software e na avaliação de conformidade de métricas e de metodologia. Profissional certificado pelo IFPUG e com sólidos conhecimentos em Processo Unificado, Processo de Desenvolvimento de Software (ISO/IEC 12207), modelos de maturidade como o MPS.Br e CMMI, medição de tamanho funcional (ISO/IEC 14143) e Governança de TI.
Durante 14 anos atuou na coordenação de projetos de solução de automação bancária, desempenhando atividades desde a análise de oportunidades para o negócio até a entrega da solução ao usuário final. Atuou também na estruturação da infraestrutura de aplicações de processamento distribuído de alto desempenho atreladas aos processos de E&P de Óleo e Gás. Participando de projetos de adoção das melhores práticas de gestão de serviços de TI com o ITIL v3, ISO/IEC 17799, Gerenciamento de Continuidade do Negócio e adequação dos processos de TI à Seção 404 da Lei Sarbanes Oxley.