Benchmarking Interno e Externo

O quão eficiente é o seu desenvolvimento de software?
O Scrum resolveu o seu problema de entrega?

"Se você conhece o inimigo
e conhece a si mesmo, não precisa
temer o resultado de cem batalhas."

Sun Tzu, A Arte da Guerra.

O primeiro passo para vencer qualquer batalha é conhecer a si mesmo. O processo de descoberta alavanca a entrega de software com melhor qualidade, mais cedo e com menor gasto.

Um dos grandes desafios para dar esse passo é a complexidade no desenvolvimento de soluções de software. É comum haver barreiras, que tornam a comunicação praticamente impossível entre desenvolvedores, como fábricas de software, e seus usuários e clientes.

A Análise de Pontos de Função (APF) ajuda você a vencer esse desafio. Com ela, você passa a ter uma visão da produção de uma maneira simples e que tem significado para diretores, áreas usuárias e executivos. A FATTO é pioneira em suas aplicações no Brasil e conta com dados de milhares de projetos com os quais você pode comparar os seus dados.

Você passa a conhecer melhor o desempenho do seu desenvolvimento de software e cria mecanismos para comunicar isso para diretores, áreas usuárias e executivos.

Resultados

Capacidade de gestão no desenvolvimento de software


Sem interferir na gestão interna do desenvolvimento, sem restringir a autonomia necessária no desenvolvimento Ágil

Insight sobre as diferenças entre as unidades de desenvolvimento


O benchmarking interno permite comparar as unidades

Conhecimento sobre o desempenho com o universo ao seu redor


Grupo de Padrões de Benchmarking de Software Internacional (ISBSG) ou da base de benchmarking da FATTO

Adicionalmente aos resultados, o próprio processo de benchmarking traz benefícios ao identificar pontos de atenção e oportunidades de melhoria. É comum o esforço de benchmarking servir como uma avaliação de suas práticas (um verdadeiro assessment). Afinal se a organização da informação, relacionando os pontos de função às demais medições, for um problema ou mesmo inviável, então você já identificou uma lacuna para a governança corporativa.

Um pouco sobre como trabalhamos...

Uma vez alinhados os objetivos do benchmarkingde software em sua organização, mobilizamos nosso Escritório de Métricas para sintetizar a sua produção de software em unidades de produto usando métricas funcionais, normalmente Pontos de Função pela Análise de Pontos de Função (APF) do IFPUG ou COSMIC conforme o caso.

Coletamos e normalizamos as respectivas medições dos defeitos identificados, valores investidos, prazos de entrega ou esforço empregado, para produzir indicadores de qualidade e produtividade comparáveis com os melhores de sua classe (best in class). Observamos o padrão ISO/IEC 29155 – Information technology project performance benchmarking framework.

Aplicações

  • Fornecer serviços de Fábrica de Software para o governo brasileiro e não conheço minha produtividade em Pontos de Função.
  • Avaliar a eficiência e a qualidade das fábricas de software, que atendem minha empresa, de maneira mais objetiva
  • Comparar o desempenho de minha equipe de desenvolvimento interna com o de empresas contratadas de uma maneira simples e que possa discutir com a minha diretoria.
  • Avaliar oportunidades de melhoria em meu desenvolvimento, porque sei que há problemas, e acredito que o processo do benchmarking me ajude a tornar esses problemas mais tangíveis.

Um case de benchmarking de software aplicado aos seus negócios

Até cerca de 30% de redução nas horas propostas. Veja como a FATTO ajudou uma grande corporação na modernização de suas práticas de avaliação de propostas de customização SAP, inicialmente realizadas on site e medidas em horas, e transicionada com nosso apoio para um desenvolvimento off site

Publicações

Agilidade na gestão e redução de custos: a capacidade de avaliar o esforço proposto na customização SAP

FATTO em Foco
Ano 02 | Nº 05 | Agosto 2017

Combinando benchmarking e canvas de projetos na priorização do portfólio

FATTO em Foco
Ano 02 | Nº 04 | Março 2017

Cuidados com a APF no Relacionamento entre Usuário e Desenvolvedores

IFPUG MetricViews
Volume 9 | Issue 1 | Jan/2015

Pontos de função para avaliação de software

Atribuir um valor de mercado ao software pode ser um processo complexo, evite se perder e como benchmarking pode ajudar.

IFPUG MetricViews
Volume 9 | Issue 1 | Jan/2015

Medindo a produtividade de uma equipe de software

Toda organização de software busca alcançar os níveis máximos de produtividade. Conheça as questões chave a abordar.

IFPUG MetricViews
Volume 9 | Issue 1 | Jan/2015

Contato





    ×