Cursos

Oficina de Requisitos de Software

Independente e integrada à sua metodologia, seja Scrum, rup ou sequencial

A Oficina de Requisitos de Software coloca sua equipe de desenvolvimento em contato com especialistas capazes ajudar você a resolver problemas com a produção de software. Boa parte deles pode ser resolvida com ajustes na gestão de requisitos e na melhor compreensão do desenvolvimento de requisitos a partir das necessidades de negócio.

Carlos Eduardo Vazquez

Diretor de Estratégia, Inovação e Produtos

Carga Horária

Você define; entre 08 e 40 horas no geral.

In Company

Seu local e sua infraestrutura de suporte

oficina-de-requisitos-de-software

O que você vai aprender na Oficina de Requisitos de Software

A oficina de requisitos permite aos seus participantes evitar entregar uma solução perfeita para o problema errado! Esse fenômeno não é raro, porque há muitas partes, com diferentes especializações, vocabulário, interesses, níveis de autoridade e visão. Adicionalmente, os ruídos tendem a tirar a perspectiva do objetivo de negócio, que se busca atender, ao longo do desenvolvimento das necessidades. Toda a evolução nas metodologias de desenvolvimento – desde o processo sequencial, passando pelo iterativo-incremental, até as metodologias ágeis buscam superar esse grande desafio; no entanto, nada substitui o desenvolvimento da capacidade analítica e das habilidades de solução de problemas abordadas na Oficina de Requisitos.

Aproveite a oportunidade de aprender com o material e metodologia desenvolvida pelos autores do livro de referência sobre Engenharia de Requisitos, adotado até em universidades no exterior. 

Quem se beneficia da Oficina de Requisitos de Software

  • Product Owners
  • Analistas de Requisitos
  • Gerentes de Projeto
  • Gerentes de Produto
  • Analistas de Negócio
  • Profissionais de Pré-venda
  • Fiscais de Contrato
  • Analistas de Métricas
  • Devs em busca de um melhor entendimento do Roadmap e do Backlog

Por que contratar a Oficina de Requisitos de Software

A Oficina de Requisitos de Software é um passo importante na institucionalização da Engenharia de Requisitos em domínios como:

  • Gerente de projetos;
  • Analista de negócios;
  • Product owner;
  • Gerente de produto (responsáveis pela evolução do Roadmap de produto.

Sob a luz dos conhecimentos adquiridos ao longo do “Engenharia de Requisitos: Software Orientado ao Negócio”, a Oficina de Requisitos de Software facilita a descoberta dos principais problemas de desenvolvimento, cujas soluções envolvem mudanças nas práticas de engenharia de requisitos.

Por meio da Oficina de Requisitos de Software, se dá oportunidade aos participantes de rever as suas práticas e processos atuais de Engenharia de Requisitos, nisso trazendo à tona conflitos sobre diferentes entendimentos por parte da equipe e oportunizando a construção de uma visão compartilhada sobre os objetivos corporativos quanto a informação a se perseguir e atividades necessárias para tal.

Com um olhar crítico externo, nosso pessoal facilita a análise de sua equipe das práticas e processos atualmente em uso na organização, com o objetivo de identificar pontos fortes e fracos; daí, oportunidades de melhoria a propor.

Alguns resultados da Oficina de Requisitos de Software:

  • Identificar problemas e oportunidades de melhoria em seu desenvolvimento de soluções de software, a partir de uma visão externa acostumada às atuais exigências de agilidade, mas sem perder em perspectiva os objetivos de Governança Corporativa.
  • Desenvolver alternativas de solução próprias no plano da Gestão de Software; o que costuma implicar em custos e prazos menores para transição, do que "balas de prata" baseadas apenas em ferramentas.
  • Obter uma avaliação independente do conteúdo das informações geradas no desenvolvimento de software e de sua adequação à entrega de software funcional e de qualidade no contexto específico de sua organização.
  • Caso a equipe tenha sido treinada no "Engenharia de Requisitos: Software Orientado ao Negócio", acelerar a curva de aprendizado dos métodos, atividades e ferramentas apresentados.
  • Reduzir problemas típicos como o "Scope Creep" e o "Gold Plating para melhorar a qualidade das entregas.
  • Aumentar a uniformização das práticas de Engenharia de Requisitos e o potencial de sucesso na revisão de processos alinhados ao que se testou na prática.

Obtenha o Panfleto Promocional da “Oficina de Requisitos de Software” e conheça todos os detalhes.

Opinião de quem conhece a Oficina de Requisitos de Software

Boa didática e domínio. Ótimo, recomendo!

Robson Fernando de Melo

Respostas práticas e objetiva. Aborda assuntos tratados de forma muito abstrata na universidade com exemplos reais.

Nilton Armstrong

O conteúdo é bom, o professor entende do assunto; o que mais gostei foi a dinâmica final.

Paulo Werneck

Publicação em destaque

A importância da Engenharia de Requisitos e a sua inserção no desenvolvimento Ágil

Surge uma ideia de negócio, cuja solução passa por investir em software. Após um período de espera e de investimentos, priorizados em detrimento de...

Solicite uma cotação






Contato



Agendamento e Orçamento

Carga horária diária
8 h4 h2 h
Período
ManhãTardeNoite
Dias da Semana
Sab

Opções para cotação

Dias adicionais de Oficina de Requisitos

Exemplares do livro

Autor do livro como instrutor