O cliente, um das maiores geradoras de energia elétrica do mundo, tinha o desenvolvimento de customizações SAP realizados on-site e viu como uma oportunidade tê-lo feito de maneira remota.

Ele não se sentia confortável em aceitar a quantidade de horas proposta. As métricas apresentadas era técnicas e o cliente não sabia contestar.

Como avaliar se a proposta é razoável usando insumos compreensíveis e passíveis de contestação?

Solução

A FATTO mediu as propostas em uma visão externa, funcional, usando a Análise de Pontos de Função (IFPUG).  Dessa forma, os resultados da medição podem ser entendidos e validados entre o cliente e o desenvolvedor.

Com o propósito de avaliar o desempenho das propostas, a FATTO relacionou os resultados obtidos com a quantidade de horas propostas. Os indicadores de desempenho obtidos foram posicionados em relação aos dados de benckmarking do Grupo de Padrões Internacionais de Benchmarking de Software (ISBSG).

Além disso, os dados de desempenho mantidos pela FATTO a partir da  operação de seu Fábrica de Métricas  e de seu Centro de Orçamento também foram usados como referências comparativas .

Resultado

De forma tangível, houve uma redução de 30% na quantidade de horas em relação à proposta original e o custo em negociações de próximas propostas diminuiu em função de um critério de desempenho assertivo e significativo para ambas as partes.

Redução de 30% nas horas propostas em relação à proposta original

Como as partes foram integradas

  • A Fábrica de Métricas da FATTO mobilizou profissionais certificados especialistas em pontos de função (CFPS) na medição das propostas.
  • Um especialista em metodologia tornou compatível  o escopo de atividades da contratada na proposta com o processo previsto nas bases de Benchmarking da FATTO e do ISBSG (a “régua”).
  • Um especialista em analytics organizou a informação e transmitiu o significado dos números apresentados, de maneira simples e clara, aos envolvidos.

Eles não precisaram se preocupar com conceitos como o da função de distribuição empírica cumulativa derivada de cada conjunto de dados.

A FATTO está em sincronia com o mundo do desenvolvimento de software e está apta a realizar esse tipo de avaliação em ambientes utilizando metodologias já tradicionais, como o IBM RUP; onde o Scrum é usado em poucos squads; ou mesmo onde o desenvolvimento ágil busca escalas maiores que as recomendadas pelo Scrum, como o SAFe, por exemplo.