A estruturação do backlog para o desenvolvimento de uma solução de software é um fator crítico para o sucesso.

Obviamente, isso não quer dizer que todos os requisitos devam estar identificados e refinados em um nível adequado para a próxima sprint. Mas os requisitos devem estar continuamente sendo identificados e refinados de uma maneira a não se perder a perspectivas dos objetivos atuais do negócio.

Há um conjunto de ferramentas, de boas práticas, que ajudam no cuidado, na arrumação, ou grooming do backlog a partir do conhecimento acumulado na elaboração de sentenças textuais e dos padrões ISO aplicáveis.

Apresentamos esse conjunto de ferramentas em três partes:

Observe que não se está discutindo a organização de itens de backlog relacionados à melhorar a arquitetura para atender requisitos não funcionais, ou a sua atualização a em função de histórias de usuário, que não puderam ser entregues completamente na última sprint.

Parte 1: Introdução e Motivação

Sensibiliza para o papel das especificações de requisitos por sentenças textuais, como requisitos em árvores ou listas de requisitos ou histórias do usuário, na definição inicial e refinamento do escopo da solução; atualmente, representado backlog de solução e seu grooming.

Parte 2: Como a ISO 29148 ajuda no grooming do backlog de solução

Apresenta as construções de requisitos usando sentenças textuais em linguagem natural prescritas pela ISO 29148 e indica antipatterns úteis para identificar necessidade de mais informação ainda em momentos iniciais do desenvolvimento do escopo da solução, de seu backlog.

Parte 3 de 3: Efeito transformacional, diagnóstico de seus processos e cura

Parte do corpo de conhecimento do IREB para a prova de certificação de CPRE-FL inclui o efeito transformacional e seus cinco processos. Nesta parte, apresentamos o tema de forma que os efeitos desses processos sejam diagnosticados e, com isso, permitir o início da cura pela busca da descoberta de novas informações.