Apresentado no 3a Conferência da Qualidade de Software em 01 de outubro de 2010 por Carlos Eduardo Vazquez em São Paulo / SP

Muito antes do Desenvolvimento Contínuo virar moda quase 10 anos depois.

Manutenção de software tem uma série de peculiaridades quando comparada ao desenvolvimento de software. Este artigo descreve um caso de sucesso da resolução de questões na gestão tática e estratégica no planejamento e controle de software comercializado usando pontos de função como unidade de produto.

Entre essas questões, as mais críticas são:

  • Gerir a programação das solicitações de mudança da base de cliente em um cenário onde quatro versões são liberadas em uma janela de tempo de um ano;
  • Aumentar a qualidade e a produtividade;
  • Diminuir a carga de trabalho não ligada à produção dos departamentos de desenvolvimento e teste.

A Área de Processo de Medição e Análise do CMMI foi usada como um mapa e as melhorias críticas alcançadas pela definição e implementação de:

  • Marcos de acompanhamento gerencial para acompanhar o progresso dissociado das disciplinas da engenharia de software;
  • unidade padrão de pacotes de trabalho como unidade de gestão para as demandas do departamento de planejamento, segregando atividades medidas pela produção daquelas medidas pela disponibilidade.

Apresentação

Obtenha os slides da apresentação

Obtenha o artigo

3a Conferência da Qualidade de Software – ASR

Esta edição da Conferência trará um panorama atual da Qualidade e Engenharia de Software no Brasil e perspectivas para os próximos anos.

Data:  30 de setembro e 01 de outubro de 2010
Horário:  das 8:30 às 18:00
Local: Universidade São Judas Tadeu (Unidade Mooca) – Rua Taquari, 546 – São Paulo – SP

Em sua 3ª edição, a Conferência da Qualidade de Software vem se tornando uma importante referência para os profissionais que atuam nas áreas da Qualidade e Engenharia de Software no Brasil, promovendo debates entre empresas, meio acadêmico, órgãos governamentais e associações de empresas e profissionais, além de divulgar as experiências bem sucedidas de aplicação de metodologias de gestão da qualidade.

Palestras Confirmadas:

Ministério da Ciência e Tecnologia, PUC-PR, ASSESPRO-SP, Crest Consulting, LG Sistemas, Ti Métricas, Universidade São Judas Tadeu, SOFTEX Campinas, Great Place to Work, Shift, Base2, Sensedia, FATTO, ASR Consultoria.