Análise de Negócio é um Mindset

Um chamado para que Análise de Negócios seja entendida e aplicada por todos

Análise de Negócio é um MindSet com Fabrício Laguna

Fabrício Laguna

Presidente do Capítulo Brasil do IIBA®

Fabrício Laguna é a principal referência sobre Análise de Negócios no Brasil. Autor e produtor de vídeos, artigos, aulas, palestras e conteúdos lúdicos, possui a capacidade de explicar coisas complexas de um jeito simples e fácil de entender.

É presidente do Capítulo Brasil do IIBA® (Instituto Internacional de Análise de Negócios). A convite do ministério do trabalho brasileiro atuou na definição das competências e atribuições do analista de negócios na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

Palestrante em eventos internacionais sobre os temas de Análise e Agilidade de Negócios, possui artigos científicos sobre estes temas publicados em revistas internacionais.

Atua como consultor e instrutor de assuntos relacionados a metodologia de desenvolvimento de soluções, análise de negócios, análise de sistemas, gerenciamento de projetos, arquitetura de negócios e arquitetura de sistemas há mais de 25 anos. É sócio fundador da Gigante Consultoria.

Mantém o canal FABRÍCIO LAGUNA no Youtube com video-aulas e explicações leves e divertidas sobre temas relacionados a Análise e Gestão de Negócios.

Para o público internacional, mantém o site THE BRAZILIAN BA com vídeos e artigos em inglês. Seus cursos online estão entre os mais bem avaliados e já atraíram alunos de mais de 60 diferentes países.

Primeiro profissional da América Latina certificado CBAP® em 2008 pelo IIBA®. Certificado também PMP® em 2009 pelo PMI® e Analista Ágil IIBA®-AAC e Product Owner IIBA®-CPOA em 2021.

MBA em Administração de Empresas pela FUNDACE (Fundação ligada à FEA/USP) e formação em Empreendedorismo pelo programa EMPRETEC da ONU em conjunto com o SEBRAE. Bacharel em Ciências da Computação pelo ICMC/USP.

Burocracia. Eu vejo muitas pessoas confundindo um trabalho de desenho de solução com burocracia. Em especial no âmbito do desenvolvimento de aplicações mas não só nesse domínio. Vejo pessoas usando o termo Análise de Negócio sem um entendimento adequado do que seja Análise de Negócio.

E tem uma pessoa que há mais de uma década vem trabalhando incansavelmente para desconstruir mitos e ajudar empresas do mundo todo a melhor resolver os seus problemas; porque Análise de Negócio tem tudo a ver com isso: Resolver problemas (ou aproveitar oportunidades). Essa pessoa é o Fabrício Laguna.

Eu convido você a dar uma lida no artigo por ele publicado no LinkedIn e se você não estiver com muita paciência para ler o artigo ele acaba de publicar um vídeo com várias autoridades mundiais no sentido de desfazer mitos e evitar que você desperdice recursos.

Desperdício de recursos. Evitar desperdício é um dos objetivos da FATTO e das Métricas de Software e da Qualidade de Software. A medição depende dos requisitos assim como os testes e a garantia da qualidade. Se há um trabalho sério de Análise de Negócio, então um passo enorme já foi dado para a gestão de software (e não apenas para software).

Aproveitem!

Carlos Vazquez