Experimente agora!

Por que anexar documentação à medição

A medição não necessariamente é feita com base em documentos do desenvolvimento. Ela pode ser feita pela análise da própria aplicação. A visão de como ela se insere no negócio pode ser depreendida de entrevistas ou de documentos externos ao desenvolvimento.

Quando é feita com base em documentos, a medição de software é o seu reflexo. Por isso, deve estar indicada na respectiva medição com o fim de garantir transparência.

Além disso, a medição pode refletir outras representações do software. Nesse sentido, navegar pelo produto, seguir os fluxos operacionais ou entrevistar um especialista no negócio, representam o produto para fins de medição. De maneira idêntica, essas referências também devem estar indicadas com o mesmo propósito.

Portanto, o produto da medição não se resume a um número. Ainda mais quando se consideram os requisitos típicos de governança corporativa onde as medições de software se inserem.

Do mesmo modo, deve-se buscar utilizar a informação já disponível. Isso, porque o processo de medição deve onerar ao mínimo a produção, principalmente quando se insere no contexto da transformação digital ou do desenvolvimento ágil.

O que é a documentação na medição

Dessa forma, o registro das referências usadas ou geradas como evidências para medição é o mínimo necessário. Isso, porque são informações para responder aos questionamentos de uma auditoria ou validação da medição.

Em primeiro lugar, o analista pode manter essas referências como comentários ou outros registros textuais na própria medição dependendo de sua natureza, complexidade e extensão.

Em segundo lugar, o analista pode indicar no registro da medição a localização das evidências utilizadas e já disponíveis em bases como, por exemplo:

Por fim, é possível haver necessidade de arquivarem-se evidências geradas pelo próprio processo de medição ou evidências externas à medição; no entanto, indisponíveis de maneira estruturada em bases mantidas em outros âmbitos.

Nesse sentido, o Mesur tem o objetivo de facilitar o processo de medição, dando agilidade, assertividade e maior produtividade ao trabalho do analista sem comprometer a transparência nas medições e outros objetivos de governança. Por isso, agora você também tem a opção de anexar documentos à sua medição.

A documentação para medição no MESUR

No Mesur, há três formas de registrar a representação dos requisitos usados na medição:

  • Citando um link para o repositório da documentação;
  • Relacionando textualmente os documentos no escopo da medição;

Como anexar documentos à medição-01

  • Anexando os documentos à medição.

Como anexar documentos à medição-02

Estas três opções estão disponíveis na tela inicial da medição, na aba “DOCUMENTAÇÃO”.

A documentação para medição ao nível de um item de medição

Por fim, além da documentação geral à medição, o MESUR permite que cada item de medição indique evidências em um nível mais detalhado.

Como anexar documentos à medição-04