Os tempos em reuniões do Scrum afetam a Análise de Pontos de Função em nada.

No entanto, há uma pergunta subjacente e relevante diferente. A questão, na verdade, é se o investimento de esforço nesses marcos compõe o esforço de planejamento e monitoramento de desempenho com base na taxa de entrega (horas de trabalho / pontos de função)

Todas as medições dependem da finalidade de realizá-las e, da mesma forma, a coleta de dados de esforço e a interpretação dos indicadores derivados. Por exemplo, o que fazer ao longo do tempo no café ou no banheiro?

Não posso responder universalmente, porque, embora exista um padrão para medição funcional e outro para o escopo das atividades de desenvolvimento, não existe um padrão na relação desses dois na taxa de entrega.

No entanto, posso responder de uma maneira geral. O uso de pontos de função com índices de produtividade normalmente faz parte de um modelo de gerenciamento que favorece a simplicidade, em vez da correlação mais perfeita entre medição de tamanho e investimento de esforço.

Vejo investimentos nesses eventos como parte do processo de desenvolvimento como um todo. Para usuários de métricas e indicadores, o mais comum é o interesse em avaliar o desempenho global. Você também pode querer uma visualização por tipo de perfil; por exemplo, Scrum Master, Product Owner, Devs, QA, etc. Você também pode querer uma visão por marco na cadência do desenvolvimento.

Nos dois casos, o registro do esforço inclui um campo para a função e outro para o marco.

Se o uso da Análise de ponto de função for prescrever um número de horas-homem para um desenvolvimento, é mais simples e o número de horas por ponto de função inclui todo o esforço de desenvolvimento definido no contrato.