Experimente agora!

O reuso da medição como instrumento da governança minimizando o custo adicional

A fim de facilitar a medição, o Mesur permite de forma simples e automática reaproveitar funções já medidas na linha de base de medição ou baseline. Por conseguinte, promovendo maior agilidade, assertividade, produtividade e transparência no processo.

Se o analista representar uma mesma funcionalidade de negócio como elementos distintos, então ele promove uma diminuição na uniformidade entre as medições. Com o intuito de evitar essa prática, o analista é estimulado a reaproveitar funções em baseline quando mede um incremento de produto com Mesur. Adicionalmente, o analista alcança esse objetivo sem comprometer a agilidade na medição com o uso do Mesur.

Por fim, a análise de impacto do Mesur sobre quais  incrementos de produto medidos referem-se a uma mesma funcionalidade ganha maior confiabilidade com um reaproveitamento das funções em baseline na medição dos incrementos.

O que é o índice de reuso

Para dar mais visibilidade sobre o quanto uma medição está reaproveitando funções do repositório, o Mesur disponibiliza o índice de reuso. Ele mostra de forma percentual a razão entre a quantidade de funções reaproveitadas do repositório pela quantidade total de funções de uma medição em particular.

Por que o índice de reuso é importante

O índice de reuso potencializa identificar desvios na medição em panorâma ao invés de exigir uma investigação nos detalhes da medição para o mesmo objetivo.

Por exemplo, se considerarmos a melhoria de um produto estável, então um baixo índice de reuso é um indício de falha na determinação do escopo. Adicionalmente pode também indicar retrabalho por parte de quem fez a medição. Afinal, o esperado é a medição da maior parte das funcionalidades em um incremento se beneficiar da análise já capturada na medição em baseline.

Primeiramente, aumenta-se o potencial de identificação de erros e desperdício de medição em potencial. E, a partir dai, permite mais facilmente adotar medidas corretivas em uma medição em particular ou nas práticas de medição em geral.