Sentenças Textuais em Linguagem Natural

Desafios precedendo o Scrum: Grooming do Backlog, Assessment, Discovery

Ao longo dos últimos tempos, temos visto várias empresas, sejam elas desenvolvedoras ou clientes, com dificuldades em obter resultados no desenvolvimento de software Ágil. Elas ficam agarradas em gargalos, ainda que o time seja competente nas linguagens de programação, como por exemplo o JavaScript, e nos elementos da arquitetura, como por e exemplo o React ou o Firebase.

Há uma certa dificuldade em conciliar a necessidade de um planejamento de horizonte mais amplo, tipicamente associado ao Roadmap de Produto, com os objetivos de Experimentação, Feedback e Aprendizado no desenvolvimento Ágil. Ou seja, dotar a administração de uma perspectiva de mais longo prazo sem, com isso, transformar o desenvolvimento em um desenvolvimento sequencial; uma cascata.

Nesse sentido, há várias palavras-chave abortando tentativas de conseguir conciliar um planejamento de horizonte mais amplo com os benefícios do desenvolvimento Ágil. Por exemplo, Grooming do Backlog, Assessment e Discovery.

No entanto, há um skill bastante simples e que ajuda muito como  parte da solução desse problema nada trivial.

Sentenças Textuais em Linguagem Natural

Um skill relevante para evitar essa situação é o de desenvolver as necessidades dos usuários em Sentenças Textuais em Linguagem Natural.

Ao desenvolver essa habilidade e introduzir atividades com esse objetivo no desenvolvimento, você dá um passo importante para evitar que as entregas dos sprints não sejam suficientes para liberar uma nova versão funcional. Portanto, promovendo que o desenvolvimento Ágil não o seja apenas no nome.

Cadências Desacopladas

No entanto, devemos lembrar de pensar sobre como usar Sentenças Textuais em Linguagem Natural no desenvolvimento. Para esse fim, vemos Cadências Desacopladas de desenvolvimento ou o Desenvolvimento Ágil iterationless como uma possível solução. Isso porque as Cadências Desacopladas provêm estrutura para o time e para programação (o Roadmap do Produto ou Plano de Entregas).

Em termos práticos, é como se houvesse dois quadros no Jira ou no Trello; dois Kanban. Primeiro uma linha de produção de mais alto nível no desenvolvimento das necessidades do usuário em requisitos de solução. Nesse nível, o backlog é do desenvolvimento da solução; está em um nível próximo ao Roadmap do Produto.

  Os produtos da análise, inseridos na cadência de mais alto nível e no qual as necessidades são traduzidas e refinadas em Sentenças Textuais em Linguagem Natural observando um padrão e alcançando um objetivo específico, são os insumos para o time de desenvolvimento e são o ponto de partida para o seu backlog.

Dessa forma se dissocia o tempo necessário para criar uma história de usuário da taxa de entrega. Enquanto alguns trabalhos estão completos e prontos para entrega, outros trabalhos estarão em andamento. Tendo desacoplado o tempo de espera para o desenvolvimento da cadência de entrega, faz sentido questionar com que frequência a priorização (e talvez o planejamento e a estimativa) deve acontecer. Parece improvável que as discussões de planejamento, estimativa e priorização precisem acontecer no mesmo ritmo que a entrega e o lançamento do software. São funções completamente diferentes, muitas vezes exigindo a atenção de diferentes grupos de pessoas. O esforço de coordenação em torno da entrega é certamente diferente do esforço de coordenação em torno da priorização de novos trabalhos.

Série: Iterationless Kanban – Um mapa para você não se perder no desenvolvimento Ágil com um mínimo de gestão

Estamos organizando uma série de publicações sobre esse tema mais amplo. E o ponto de partida são Sentenças Textuais em Linguagem Natural.