Apresentado na III Simpósio de Gestão Pública e TI do Governo de Pernambuco – 2010 – em 1o de dezembro 2010 por Guilherme Siqueira Simões em Recife / PE

Você pode encontrar nesta apresentação:

  1. Uma introdução ao conceito da Análise de Pontos de Função (APF);
  2. O que é medido pela APF, O que NÃO é medido pela APF;
  3. Para que serve o tamanho medido em Pontos de Função:
    • Derivar indicadores do processo de desenvolvimento e manutenção
    • Comparar software e processos (benchmarking);
    • Apoiar gestão do projeto de software;
    • Estimar custo, esforço de projetos de software;
    • Aplicar PF como unidade de medição de contratos de software;
  4. Benefícios e vantagens do tamanho em PF.

Obtenha a apresentação

III Simpósio de Gestão Pública e TI do Governo de Pernambuco

Governo realiza Terceiro Simpósio de Gestão Pública e TI, Cerca de 600 pessoas são esperadas durante os três dias do evento.

Pelo terceiro ano consecutivo o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), promoverá mais uma edição do Simpósio de Gestão Pública e TI. “TIC revolucionando as políticas públicas” será o tema central do evento que ocorrerá de 29 de novembro a 1° de dezembro, no Centro de Convenções.

O simpósio abordará questões relacionadas ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação – interatividade, serviços e uso estratégico – e proporcionará uma visão sobre como essa tecnologia poderá contribuir e convergir na aplicação das políticas públicas. O encontro é direcionado aos gestores públicos e gestores de TI e técnicos de TI. Espera-se que cerca de 600 pessoas estejam presentes.

O evento contará com a participação de palestrantes renomados que reúnem informações sobre relevantes temas e atualidades do mercado, proporcionando aos participantes um ambiente adequado para troca de experiências. A palestra magna de abertura será do diretor executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Hartmut Richard Glaser, à frente da entidade que é responsável por todas as atividades da Internet no Brasil.

A programação seguirá nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, das 8h às 18h, com palestras, painéis, atividades de integração e apresentação de soluções/ferramentas. As palestras e painéis serão simultâneos nos Teatros Beberibe, Brum e Ribeira, no Centro de Convenções.

Para o presidente da ATI, Joaquim Costa, com o uso racional da tecnologia da informação, a administração pública passa a contar com ferramentas que promovem e facilitam o planejamento da instituição e colaboram para uma gestão integrada. “Queremos sensibilizar gestores públicos para utilizar a TIC como instrumento de melhoria da gestão pública e serviços que são oferecidos à sociedade”, explica Costa.

Ele ainda destaca alguns temas do evento, como o que abordará a gestão por meio de indicadores, a exemplo do Painel de Controle Setorial – versão do Painel de Controle do Governo – utilizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O Painel Setorial deverá ser implantado nas diversas secretarias e órgãos do Governo, possibilitando o acompanhamento das ações e seus resultados em termos de indicadores. Também será discutida a questão da acessibilidade dos portais do Estado, um tema de relevante importância, porque visa dar maior acesso às informações e serviços através da internet oferecidos pelo Governo.

As plataformas de colaboração, que é uma tônica em todos os eventos relacionados à gestão e à informática, é outra pauta que também será debatida. Trata-se de uma nova forma de produzir e de gerir, baseada na colaboração coletiva, o que é proporcionado atualmente por softwares e plataformas de redes sociais e de uso intensivo da WEB.
Romero Guimarães, diretor de TIC da Agencia Estadual de Tecnologia da Informação, ressalta que o Governo de Pernambuco também apresentará programas de uso de TI bem sucedidos, como o Sistema Estadual de Registro Civil (SERC) que permite aos pais tirarem a certidão de nascimento do filho na própria maternidade pública. Outro exemplo é o sistema para cadastramento no Programa Minha Casa Minha Vida que eliminou as filas e a necessidade de deslocamento à Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). As Olimpíadas Educacionais da Secretaria de Educação onde se utilizam games desenvolvidos por empresas do Porto Digital para motivar os jovens a adquirirem conhecimento, também são exemplos do uso de TI com sucesso no Governo de Pernambuco.

A ARE (Agência da Receita Estadual) Virtual que desburocratizou o relacionamento entre a Secretaria da Fazenda e os contribuintes, eliminando a necessidade de diversas agências presenciais também integra a relação dos programas de sucesso do Governo de Pernambuco, assim como a Delegacia Virtual que permite ao cidadão prestar queixas e emitir o boletim de ocorrência pela internet.

Romero Guimarães informa que participaram das últimas edições do evento, realizadas em 2008 e 2009, 582 gestores e 61 palestras foram apresentadas. Ele ressalta que a TIC possibilita à administração pública ferramentas que a tornam mais segura, transparente e voltada ao cidadão, por isso é tão importante que gestores e técnicos de TI estejam juntos nesse evento.

fonte: http://www.sad.pe.gov.br/web/sad/exibir_noticia?groupId=11927&articleId=12821&templateId=12770