Antes de mais nada, usar a mesma abordagem para qualquer desenvolvimento, onera iniciativas menores com um custo de gestão proporcionalmente mais alto. Em segundo lugar, não há informação em detalhes da solução de software no início de seu desenvolvimento. Portanto, é necessário escalonar os processos de gestão conforme o seu porte, mesmo se apenas pela ordem de grandeza. Em outras palavras, classificar as iniciativas em P / M / G no mesmo modo que se faz com as camisetas – o T-Shirt Sizing.

Por exemplo, um desenvolvimento de maior porte deveria tender a ser direcionado para um processo de gestão de software com mais rigor e formalismo do que pequenos desenvolvimentos.  Esse é apenas um dos vários exemplos possíveis, porque são várias as necessidades, que nos levam a buscar um forma de medir uma aplicação como se mede uma camiseta ( T-shirt sizing ).

Em síntese, uma ordem de grandeza de T-Shirt Sizing ( P / M / G ) facilita à equipe e aos clientes estabelecer uma visão compartilhada sobre o tamanho da aplicação, mesmo com pouca informação. Além disso, classificar o tamanho da aplicação como Pequena, Média ou Grande evita desperdiçar recursos com a busca por um nível de detalhe incompatível com a informação disponível.

Nesse sentido,  não existe uma definição padrão na indústria do que seja uma aplicação Pequena, Média ou Grande em pontos de função. Portanto, este é um conceito relativo, que cabe ser elaborado por cada organização. Ainda assim, vale apresentar alguma referência de ordem geral.

T-Shirt sizing - PMG - Estimativas APF
T-Shirt sizing – PMG – Estimativas APF

Cases de Aplicação

Agilizar o planejamento do portfólio usando o Canvas de Projeto

Uma grande corporação no ramo de previdência e seguros deve priorizar os projetos, cujo principal componente é software, para os próximos dois anos. Há informação...

Reduzir o time-to-market de iniciativas de negócio em um fluxo alinhado à estratégia

Um dos maiores bancos do Brasil passou por uma profunda reestruturação em seu fluxo no desenvolvimento de sistemas. Um gateway foi estabelecido no ponto...