Quando

Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 às 20:00

Onde

Sympla

Inscrição

https://www.sympla.com.br/2-rodada—descobrindo-a-inteligencia-artificial__2301489

Inscreva-se

Participantes

Rosi Teixeira

Executive Tech Director - LATAM

Com 30 anos de atuação na área de tecnologia, Rosi Teixeira atuou em diversos segmentos de negócios como Tecnologia, Serviços Financeiros, Varejo, Educação, Logística e Telecomunicações. Na Thoughtworks atuou como Tech Lead, System Architect e Account Technical Principal em clientes do mercado financeiro e varejo, construindo e evoluindo produtos digitais, Head de Tecnologias Emergentes e Comunidades no Brasil e agora atua como Executive Tech Director em clientes da América Latina. Rosi também atua promovendo discussões na sociedade e empresas sobre tecnologia, agilidade, liderança, carreira e tecnologias emergentes.

Seja bem-vindo a esta segunda rodada do evento especial, onde teremos mais uma conversa fascinante com uma especialista em Inteligência Artificial (IA). Nesta edição, nosso foco será aprofundar a discussão sobre o impacto da IA nos processos de desenvolvimento e gestão de software, especialmente aqueles que incorporam componentes de IA como parte integral das aplicações, não se limitando apenas às ferramentas de codificação e testes de software.

A IA continua a transformar o mundo como o conhecemos, e o desenvolvimento de software permanece no epicentro dessa revolução. Com a crescente adoção de soluções de IA, torna-se cada vez mais crucial compreender como essa tecnologia está moldando esses processos e quais são as implicações para os desenvolvedores, gerentes de projetos e demais partes interessadas.

A FATTO está comprometida em identificar gargalos no desenvolvimento de aplicações e colaborar com soluções mais simples e criativas para resolvê-los. Utilizamos métricas de software de alto nível com o objetivo de minimizar o esforço de gestão. No entanto, antes de tudo, é fundamental compreender os processos e as práticas intrínsecas ao domínio do desenvolvimento de aplicações com componentes de inteligência artificial.

Esperamos que esta segunda rodada de conversa nos ajude a aprofundar ainda mais nosso entendimento sobre esses aspectos e a descobrir novas formas de aproveitar o potencial da IA para aprimorar nossas práticas de desenvolvimento e gestão. Estamos ansiosos para compartilhar essas descobertas com todos vocês.

Pauta Proposta

  1. No contexto atual das soluções de Inteligência Artificial (IA), como são caracterizadas as aplicações de software correspondentes?
  2. O campo da IA é vasto e possui vários subcampos. Poderia destacar brevemente quais desses subcampos têm maior aplicação no contexto comercial?
  3. No que diz respeito à implementação de aspectos de IA, existe uma percepção de que muitos componentes prontos podem ser aproveitados em uma aplicação. Quão precisa é essa percepção?
  4. Em relação às práticas ou processos de desenvolvimento, quais aspectos se diferenciam mais quando comparados ao desenvolvimento genérico de software?
  5. Focando nos produtos e considerando aplicações com componentes de Aprendizado Supervisionado, quais seriam as funcionalidades típicas que são requisitadas para esse tipo de solução?
  6. Do ponto de vista da gestão do desenvolvimento, quais critérios têm sido utilizados para avaliar o desempenho e a eficiência no desenvolvimento de soluções de IA em geral, ou em qualquer um de seus campos específicos?
  7. Considerando que o foco predominante para o desenvolvimento de soluções de IA seja o uso de ciclos curtos de desenvolvimento ou o desenvolvimento Ágil, existe algum planejamento em nível de RoadMap para novas funcionalidades, ou a gestão ocorre apenas no nível microgerencial, como o planejamento de uma Sprint ou mesmo um único cartão com requisitos específicos?
  8. Existe alguma referência sobre o tamanho médio das equipes que trabalham no desenvolvimento de soluções de IA?
  9. No contexto do desenvolvimento de soluções de IA, existe algum perfil profissional que se destaque dos perfis típicos como desenvolvedor, QA, PO etc.?
  10. Você pode falar sobre os projetos de IA que a LATAM tem empreendido e se há algum comentário adicional que você gostaria de compartilhar conosco com base em nossa conversa.

Veja como foi a nossa 1ª rodada:

 

 

Nossa 2ª Rodada:

VInscreva-se