Gerência de Projetos

Antes de responder se a APF é uma metodologia de Gerência de Projetos, é necessário entender o que é isso. Para esse fim, podemos dizer, que as metodologias de Gerência de Projetos são processos estruturados para transformar uma visão em realidade. Adicionalmente, o desenvolvimento e definição de seus processos buscam atender objetivos gerais de um projeto; ou seja, um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Prince2, Scrum, PMBoK do PMI ou a ABNT NBR ISO 21500 são exemplos de metodologias de Gerência de Projetos.

A Análise de Pontos de Função e sua aplicabilidade

Análise de Pontos de Função (APF) é um método de medição do tamanho funcional de software. Adicionalmente, a APF é aplicável à medição de projetos de melhoria ou desenvolvimento; ou seja, não se limita à medição de software produto, medindo também a aplicação. Dai, você já vê o primeiro ponto relevante.

A APF não se limita à projetos. Ou seja, sua aplicabilidade inclui a medição de aplicações ou mesmo operações de desenvolvimento contínuo fora do âmbito de um projeto.

A APF no contexto de uma metodologia de Gerência de Projetos

Apesar de haver várias metodologias de Gerência de Projetos, todas emprestam da teoria geral da administração princípios de planejamento, monitoramento e controle. Adicionalmente, abordam como os recursos do projeto devem ser utilizados no tempo, em um orçamento para a produção de resultados.

É ai que há uma intercessão entre as metodologias de Gerência de Projetos e a Análise de Pontos de Função. O processo de medição, tanto quanto o resultado da medição, ajuda a trazer visibilidade a diversos aspectos do projeto, como por exemplo escopo e requisitos.

Conclusão

Como se pode ver, a APF não é uma metodologia de Gerência de Projetos. No entanto tem um papel importante como uma técnica aplicada no contexto dos projetos.  A associação entre o tamanho funcional e outras grandezas, como esforço, custo, quantidade de defeitos, possibilita a geração de indicadores úteis à Gerência de Projetos para o acompanhamento de produtividade e qualidade. O indicador de produtividade é muito empregado para a geração de estimativas (baseadas em pontos de função) para o projeto.

No entanto, as aplicações da APF não se limitam às estimativas. Em metodologias de desenvolvimento ágil, como o Scrum, o papel da APF é monitorar o desempenho em um nível mais alto. Ou seja, a APF cumpre um papel de avaliar a capacidade operacional na organização de um roadmap de produto e avaliar a utilização dessa capacidade no seguimento desse roadmap, enquanto estimativas no âmbito de um Sprint podem bem utilizar uma métrica ou utilizar métricas diversas, funcionais ou não, internas à equipe ou não, mas de uma granularidade muito mais fina do que a da APF.