Apresentado no 9a. Jornada Goiana em Engenharia de Software em 26 de setembro de 2009 por Carlos Eduardo Vazquez em Goiânia/GO

A Análise de Pontos de Função é um “ovo de colombo” por medir software em uma perspectiva da intercessão do software com os fluxos operacionais no negócio – A Visão do Usuário. Apesar do método ser único, a sua inserção em propósitos como estimativas, contratos e gestão de desempenho tem particularidades em cada um desses usos. O objetivo dessa apresentação é fornecer um conhecimento básico do método para a sensibilização desses cuidados na medição ou aproximação do tamanho conforme o seu uso pretendido.

Apresentação

Obtenha os slides da apresentação

9a. Jornada Goiana em Engenharia de Software

Falta de qualidade, prazos não cumpridos e orçamentos estourados são problemas enfrentados diariamente por gestores de processos e projetos de software. Essas foram algumas das preocupações que nortearam os temas explorados na 9ª Jornada Goiana em Engenharia de Software, evento promovido pela LG e pela Estratégia Tecnologia da Informação, nos dias 25 e 26 de setembro.

De acordo com Eduardo Cunha, diretor de tecnologia da LG Sistemas, o grande objetivo da edição deste ano era responder à seguinte dúvida: será que a maturidade organizacional, advinda com a implantação de modelos e normas de qualidade, de fato, traz resultados compatíveis com os investimentos realizados? Para auxiliar na busca por respostas, foram convidados profissionais de empresas com diferentes níveis de certificação, trazendo, assim, experiências reais, com apresentações de alto nível técnico e conteúdo bastante atual.

Algumas das palestras ministradas chamaram a atenção pela abrangência do assunto tratado e a proximidade com o dia-a-dia dos profissionais da área, como a de Marcelo Malagutti (Fóton Informática), que falou sobre Gerência de Projetos e Testes, explorando situações bem-humoradas e típicas do cotidiano dos profissionais desse ramo. Em contrapartida, também foram abordadas práticas ainda pouco difundidas, mas que representam fortes tendências de mercado. Esse foi o caso da palestra ministrada por Márcio Silveira (EDS/HP) Beriam (Kaizen Consultoria e Serviços), que apresentou o Controle Estatístico de Processos (CEP).

Também compartilharam suas experiências Clênio Salviano, da CTIS Campinas, Washington Souza, da Stefanini, Murilo Beriam, da Kaizen Consultoria e Serviços, e Carlos Eduardo Vazquez, da FATTO Consultoria. Paulo Henrique Alves, gerente de projetos do Ministério Público de Goiás, destaca que as palestras trouxeram grande esclarecimento sobre os processos intrínsecos à Engenharia de Software. E acrescenta: “alguns dos meus paradigmas foram quebrados, outros conceitos foram reforçados e novos conhecimentos foram agregados. Foi um evento enriquecedor”, diz Paulo.

Lição aprendida

Diante dos questionamentos levantados e a partir dos testemunhos dos palestrantes, Eduardo Cunha ressalta que a Jornada permitiu concluir que por meio da implantação de modelos, o processo de fabricação de software deixa de ser artístico e passa a se assemelhar a um processo industrial, ou seja, mais gerenciado e, por consequência, mais controlado.

O diretor destaca o posicionamento do palestrante Clênio Silveira, que defende a alta maturidade como futuro certo das empresas. “Enquanto esse futuro não chega, a jornada se integra ao panorama atual como um meio de ajudar a clarear o horizonte sombrio pelo qual boa parte da empresas que desenvolvem e mantêm software têm passado”, diz Eduardo.

Mais sobre a edição 2009

Para complementar o tema abordado – Aplicações Práticas em Engenharia de Software – e possibilitar conhecimento mais aprofundado aos participantes, foram oferecidos dois mini-cursos que antecederam a Jornada. Na terça-feira (23), Fabiana Freitas Mendes, implementadora do MPS.BR e mestranda da UFG, ministrou sobre Melhoria de Processos de TI Multimodelos. No dia seguinte, Márcio Dias, gestor de projetos da LG Sistemas, apresentou mini-curso em Gerência de Portfólio, Programa e Projeto.

fonte: https://www.lg.com.br/blog/nona-edicao-da-jges-discute-melhores-praticas-em-engenharia-de-software/