Agora temos dois CFPS Fellow dos três profissionais com o título no Brasil!

Guilherme Siqueira Simões, sócio da FATTO, é um profissional que se destaca no cenário de medição de software e conquistou o prestigioso título de Certificação CFPS Fellow. Este título também é concedido pelo Grupo Internacional de Usuários de Pontos de Função (IFPUG), uma organização reconhecida mundialmente por estabelecer padrões de excelência na comunidade de medição de software.

A história de Guilherme nesta jornada de certificação teve início em 2002, quando adquiriu a Certificação de Especialista em Pontos de Função (CFPS). A primeira prova de certificação no Brasil ocorreu em 1996, organizada por Antônio Braga, com a participação de Carlos Eduardo Vazquez, conhecido como Cadu, o primeiro profissional no Brasil a conquistar o título Fellow.

O ano de 2012 marcou uma evolução significativa, quando o IFPUG instituiu a designação “CFPS Fellow” para membros com mais de 20 anos de certificação contínua. Guilherme Siqueira Simões tornou-se o segundo profissional da FATTO a receber esse título, sucedendo Cadu, o pioneiro no Brasil. Este feito coloca Guilherme entre os três únicos profissionais no país com a distinção de CFPS Fellow, destacando a excelência da FATTO na área..

O título de CFPS Fellow é um reconhecimento à expertise de Guilherme, que ao longo de mais de duas décadas tem atuado como referência em práticas de medição. Essa designação é um gesto de apreciação pela dedicação e integridade demonstradas em contribuições significativas para o campo.

Guilherme Siqueira Simões é um profissional multifacetado. Além de sua atuação como sócio da FATTO, ele presta consultoria em medição, estimativa, testes e requisitos de software. Sua experiência internacional contribui para ajudar organizações a compreender e aprimorar seus processos de desenvolvimento e terceirização de serviços de software.

Além da Certificação CFPS Fellow, Guilherme acumula diversas credenciais, destacando-se como coautor dos livros “Análise de Pontos de Função: Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software” e “Engenharia de Requisitos: Software Orientado ao Negócio“. Sua formação acadêmica inclui graduação em Ciência da Computação pela UFES, Pós-graduação em Gestão Empresarial pelo IEL/UFES e Ciência de Dados pela PUC Minas.

Guilherme é certificado como especialista em Pontos de Função pelo IFPUG (CFPS) e pelo COSMIC (CC-FL), gerente de projetos (PMP) pelo PMI, Engenheiro de Requisitos (CPRE-FL) pelo IREB e teste de software (CTFL) pelo ISTQB. Essas credenciais atestam sua competência e versatilidade em diversas áreas relacionadas à engenharia de software e ciência de dados.

O sucesso de Guilherme Siqueira Simões na obtenção da Certificação CFPS Fellow é um testemunho de sua dedicação contínua à excelência profissional e à contribuição significativa para o avanço da medição de software no Brasil. Sua trajetória inspiradora destaca a importância da busca constante por conhecimento e aprimoramento em um setor tão dinâmico como o da tecnologia da informação.

Fale conosco e entenda como isso pode ser útil para as empresa.