Experimente agora!

O espaço da UST na medição de software

A Unidade de Serviço Técnica (UST) se insere na medição de software como uma solução alternativa ou complementar ao uso de Fatores de Impacto (ou FI), Itens não Mensuráveis (INM) ou mesmo à Análise de Pontos de Função (APF).

Medição de requisitos funcionais

A APF mede a funcionalidade no escopo de processos para a entrega do produto de software. Primeiro, ela mede a funcionalidade entregue no desenvolvimento da primeira liberação do produto (Release). Dessa forma, o padrão do IFPUG denomina a esse tipo de medição como Projeto de Desenvolvimento.

Em seguida, a APF também permite medir incrementos subsequentes. Para esse fim, considera como escopo da medição as funcionalidades incluídas, alteradas ou excluídas. E o padrão do IFPUG denomina a esse tipo de medição como Projeto de Melhoria

Por fim, a APF permite medir as funcionalidades de um produto de software, independentemente do processo que o entregou. E denomina a esse tipo de medição como Aplicação.

Medição pelo impacto externo da manutenção

Se considerarmos apenas a APF, então há uma lacuna sobre a medição de entregas desconexas dos processos citados. Ou seja, medição de entregas relativas ao atendimento de requisitos não funcionais e; portanto, não mapeados para uma medição de Projeto de Desenvolvimento ou de Projeto de Melhoria.

Por isso, o Roteiro de Métricas de Software do SISP e diversos guias locais de contagem usam esse última tipo de medição da APF – a medição da aplicação – para determinar o tamanho de uma manutenção no espaço da lacuna citada. Ou seja, esses guias orientam na medição da funcionalidade do produto impactada.

No Mesur, essa prática é mapeada para a Tabela de Fatores de Impacto (ou FI) e a Lista de Itens não Mensuráveis (ou INM). Ambos, por default, já vem configurados com a última versão do Roteiro de Métricas de Software do SISP.

Outra perspectiva para medição de software

No entanto, o negócio pode ter o interesse por uma medição a partir de um escopo de atividades, muitas vezes sem uma relação direta com alguma funcionalidade em específico do produto de software. Ou então, o negócio pode ter o interesse em uma medição técnica e não baseada na visão externa do software; ou seja, não uma visão funcional. O IFPUG oferece o SNAP como solução para esse problema, no entanto, não tem sido a solução mais adotada.

Por exemplo, o quadro a seguir ilustra a medição dos seguintes itens em UST:

  • Apoio ao aperfeiçoamento do processo de desenvolvimento de soluções e da gestão da informação, bem como investigação, consultoria e apoio técnico;
  • Apoio à definição, normatização, implantação, monitoramento e execução de modelos de qualidade do processo de desenvolvimento de software, do produto de software e do uso de software;
  • Mensuração de sistemas em Pontos de Função, bem como de aferição em Pontos de Função de projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação.

UST DATASUS

O motivo para esse tipo de interesse, normalmente está relacionado ao desenvolvimento não fornecer os insumos para estabelecer a rastreabilidade da manutenção em medição em um nível mais alto.

Os efeitos da gestão de software baseada na medição do esforço ou na alocação de mão de obra são nefastos. Portanto, surge a necessidade de um Catálogo de Serviços e uma sistemática para sua ponderação.

Como funciona

Não há um padrão, seja ele de facto ou de direito, definindo UST. Por isso, vemos diferentes nomes para a mesma prática como o termo HST (Hora de Serviço Técnico). Em resumo, a UST é a unidade na qual um Catálogo de Serviço quantifica diferentes categorias de serviço conforme uma contribuição relativa.

O MESUR e a medição de software em UST

O Mesur tem como característica facilitar o processo de medição, dando agilidade, assertividade e maior produtividade ao trabalho do usuário. Por isso, além da medição pelas soluções citadas, o Mesur permite a definição de seu Catálogo de Serviços e a criação de medições utilizando as categorias nele definidas.

Ao contrário do Roteiro de Métricas do SISP, que nos permite usar seus parâmetros defaults e você começar uma medição sem qualquer configuração adicional, não existe um padrão único de medição de UST. E cada organização define o seu catálogo de serviços próprio. O Mesur está preparado para lidar com qualquer tipo de catálogo.