Experimente agora!

Evolução do baseline

Antes de explorar como visualizar graficamente a evolução da linha de base ou “baseline“, é importante revisar a que esses termos se referem. A medição de pontos de função em “baseline” é o repositório central com todas as funções de um produto de software. Ou seja, é uma fotografia de sua configuração em determinado momento. Ela dá estrutura aos requisitos funcionais em um framework padrão a partir de diferentes representações documentais e não documentais do software.

Principalmente no Desenvolvimento Ágil ou no contexto da Transformação Digital, essa foto aproxima o tamanho como, por exemplo, usando a Contagem Estimativa da NESMA. Ou seja, não é necessária a medição detalhada, observando todos os passos e exigindo todos os insumos à aplicação completa do método do IFPUG.

Por exemplo, histórias do usuário no Scrum ou cartões no Kanban não necessariamente permitem a medição detalhada. Portanto, ainda que não haja esse nível de informação disponível, isso não deve ser um impeditivo para obter os benefícios da manutenção do “baseline”.

O papel do MESUR na evolução do baseline

Inicialmente, o MESUR tira uma foto quando da medição da primeira entrega. Na Análise de Pontos de Função, isso se denomina Projeto de Desenvolvimento. No entanto, é importante ressaltar haver em marco como a Release mesmo no Desenvolvimento Contínuo ou no Desenvolvimento Ágil. Tipicamente, a Release agrega os resultados de alguns Sprints e configura uma primeira entrega de software funcional. Portanto, ela não se propõe a servir primariamente como um instrumento de experimentação, feedback e aprendizado. Dai, é passível de medição como um projeto de desenvolvimento conforme o propósito.

Em seguida, o MESUR tira várias fotos. Cada foto reflete a atualização dessa linha de base pela evolução do produto. Portanto, corresponde à medição de Projetos de Melhoria. Analogamente ao caso do Projeto de Desenvolvimento, uma Release subsequente à primeira cumpre o papel de Projeto de Melhoria.

Geralmente, nossos clientes costumam usar o escopo da Release na medição de uma melhoria; no entanto, a decisão depende dos propósitos para medição. Ou seja, há clientes definindo o escopo para medição no MESUR como um Sprint ou mesmo uma história do usuário.

Objetivo

Nas dicas anteriores, aprendemos como usar o MESUR em diferentes tarefas relativas à medição do “baseline” como, por exemplo:

  • Visualizar a partir da medição de um projeto;
  • Organizar as funções usando uma estrutura de decomposição funcional adequada para sua utilização e comunicação;
  • Reaproveitar funções já medidas ao realizar uma nova medição;
  • Identificar em uma medição aqueles itens já inventariados como uma função;
  • Visualizar a história com as alterações realizadas em uma função.

Neste mesurTip, vamos mostrar como acessar o dashboard gráfico da evolução do tamanho funcional do produto de software.

Por que a evolução do baseline é importante para você

Inicialmente, as informações disponíveis no MESUR dão insight sobre o valor agregado ao negócio pelo desenvolvimento. Adicionalmente, nossos clientes gerenciam seu portfólio considerando também a evolução do tamanho dos produto ao longo do tempo. Por fim, ele fornece pistas de possíveis problemas crônicos. Por exemplo, é aceitável que um produto legado cresça mais de 50% em um ano?

Seria esse caso um indício de:

  • Gestores individuais desviam a finalidade corporativa do produto?
  • Usuarios agregam funcionalidades supérfluas sem avaliar as que existem?
  • O produto tem baixa capacidade de configuração (“parametrização”)?

O gráfico em si não responde estas questões de maneira direta. No entanto, torna visível ao gestor situações a investigar com maior profundidade. Adicionalmente ao identificar mais facilmente funcionalidades não mais necessárias, reduz o custo total de propriedade. Ou seja, contribui para simplificação do produto. E, por fim, há casos onde a remuneração de empresas contratadas para o desenvolvimento terem entre seus níveis de serviço a evolução do baseline; e o MESUR provê respostas para suportar sua avaliação sem esforço adicional.