Dicas para o exame CFPS do IFPUG

 

Uma das dúvidas do candidato à certificação é com relação ao tempo de preparação ideal para a prova. Não há um prazo igual para todos; a variação é muito grande de indivíduo para indivíduo. Se no dia a dia o profissional trabalha usando a APF, certamente precisará de menos tempo que outro que o faz apenas de forma esporádica. Em geral, um prazo de um a três meses de preparação costuma ser suficiente.

Com relação ao material de estudo, o texto de referência fundamental é o próprio Manual de Práticas de Contagem, no qual a prova é toda baseada. Não é preciso chegar ao exagero de decorá-lo; mas é importante que ele seja lido atentamente por completo e que não fiquem dúvidas. Algumas questões de prova são baseadas nos seus vários exemplos. Embora todo o conteúdo da prova seja extraído do Manual, este não aborda nada referente ao processo de certificação. Daí ser importante buscar outras fontes de estudo. O melhor indicador de preparação do candidato são os exercícios simulados da prova.

Uma alternativa interessante (e gratuita) de manter o assunto de pontos de função sempre em mente durante o período de preparação para o exame é participar dos fóruns de discussão do BFPUG , do Grupo de leitores do livro “Análise de Pontos de Função: Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software”.

O livro Análise de Pontos de Função: Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software contém um capítulo dedicado ao processo de certificação do IFPUG com dicas e apresentação do processo de certificação e também um exame simulado.

O curso da FATTO Preparação para o Exame CFPS oferece mais de 1.000 questões ao estilo da prova como recurso para o candidato além do apoio do instrutor até a data do exame. Na versão de Demonstração do Curso de Preparação para o Exame CFPS é possível realizar alguns exercícios e acessar outros recursos relacionados ao exame de forma gratuita, inclusive um micro-simulado com 30 questões.