Para você fazer o download com o PDF do Manual de Práticas de Contagem (CPM) sem custos, você deve ser filiado ao IFPUG. Basta ir à loja online do IFPUG, selecionar o item correspondente à release e ao idioma desejado. A release mais atual é a 4.3.1 e há uma edição em Português. O processo é bastante intuitivo e segue o fluxo típico de um e-commerce.

Se você não é filiado ao IFPUG, então o mesmo produto vai lhe custar US$ 100,00. Entretanto, vale a pena consultar se a empresa em que trabalha ou universidade em que estuda não é filiada corporativa ao IFPUG. Isso, porque permite a distribuição de uma cópia do CPM para você ainda que não seja individualmente filiado.

Infelizmente, o Manual de Práticas de Contagem não é de acesso público e gratuito, uma vez que dificulta um pouco a difusão da técnica de pontos de função. As organizações responsáveis por outros métodos de medição funcional como Mark II (UKSMA) e o COSMIC disponibilizam acesso gratuito aos seus manuais.

A versão original do manual do IFPUG está em idioma Inglês. Versões em outras idiomas também estão disponíveis: espanhol, italiano, francês, coreano, chinês e também em português.

Uma referência de práticas de contagem na administração pública é o Roteiro de Métricas de Software do SISP v2.3.