Evite que o seu desenvolvimento termine como o Titanic

Em que efeitos transformacionais contribuem para entregar software? Penso, que seja essa a pergunta mais importante para qualquer nova técnica ou ferramenta. Afinal, todas são meios para um fim. Em resumo, para minimizar a possibilidade de você acabar como o Titanic.

Em nosso caso, um de nossos objetivos é desacoplar os processos de priorização do desenvolvimento e entrega. Afinal, esse é o cerne do desenvolvimento desacoplado com o Kanban. E um componente fundamental nisso é o plano de entregas. O plano de entregas deveria fornecer uma visão do Roadmap de mais alto nível se comparado ao backlog da equipe. O plano de entregas deveria fornecer um horizonte, ainda que possa ser móvel, para o desenvolvimento Ágil de software.

Para esse fim, temos explorado como analisar os requisitos e organizá-los de maneira a explicitar a sua granularidade. E com isso, avaliando se estão no nível adequado para compor o backlog da equipe. Ou não, se ainda existe trabalho pendente para consolidação do escopo para determinados requisitos de mais alto nível. Uma prática que facilita o entendimento do tema é dar nomes aos níveis de abstração dos requisitos.

Sentenças Textuais em Linguagem Natural – Introdução e Motivação

 

O único nível no qual é possível padronizar a decomposição de processos de negócio é o da tarefa. É o nível do processo elementar. Todos os demais são um tanto quanto arbitrários e podem ser resumidos com agregando várias tarefas ou estando contidos como um fragmento de uma tarefa.

Como a ISO 29148 ajuda no grooming do backlog de solução

Por exemplo, requisitos de Nível 01 correspondendo a processos de mais alto nível e próximos à cadeia de valor. Requisitos de Nível 02 poderiam corresponder a processos subordinados, também usados para organizar os requisitos em uma estrutura funcional, que permita melhor entendê-los, comunicá-los, validá-los etc. O Nível 03 seria o nível do processo elementar, o nível da tarefa, o único nível de decomposição passível de padronização.

Eventualmente e ainda que o objetivo para elaboração de um plano de entrega não seja detalhar além do nível de tarefa, é possível identificar fragmentos de requisitos ou regras de negócio que poderiam ser organizados como requisitos de Nível 04 subordinado aos requisitos de nível mais altos aos quais se subordinam.

Nesse sentido é fundamental encontrar o que chamo de “pontas de iceberg”. Ao estudar os efeitos transformadores, você pode desenvolver habilidades para descobrir falsos requisitos de nível 03 e se revelam verdadeiros Icebergs de requisitos escondidos sob a água.

Esse vídeo explica o que são os efeitos transformacionais e dá exemplos sobre como aplicá-los em casos concretos.