O que é a Certificação de Especialista em Pontos de Função?

Contar Ponto de Função parece trivial. O método é simples, mas está longe de ser simplório. O que mais tem no mercado são profissionais, acreditando que Arquivo Lógico Interno é um jargão da APF para uma tabela na qual se faz Insert. A solução para diferenciar quem realmente conhece o padrão de medição daqueles profissionais é a certificação.

É o selo concedido pelo IFPUG – International Function Point Users Group às pessoas aprovadas no exame de certificação CFPS (Certified Function Point Specialist), ou seja o que diferencia um generalista de um especialista. Esta certificação é reconhecida internacionalmente e é válida por três anos. Após três anos, é necessário fazer um novo exame ou requerer a extensão por mais 2 ou 3 anos através do programa de recertificação.

Ponto de Função Simples

O Ponto de Função Simples (Simple Function Point), como o próprio nome indica, é uma simplificação da Análise de Pontos de Função. Hoje em dia necessitamos quantificar a funcionalidade entregue com ainda menos informação do que a exigida pela análise de Pontos de Função. Principalmente no desenvolvimento ágil, a medição também deve ser mais ágil. No entanto sem perder o seu valor com unidade de produto e não de esforço.

De certa forma, o  Ponto de Função Simples dá passos adicionais em  direção à maior agilidade na medição. Isso em comparação à Contagem Estimativa da NESMA e o novo método se propõe a expressar uma nova unidade de medida – o Ponto de Função Simples – e não ser simplesmente uma solução para produzir uma aproximação do tamanho em pontos de função.

Leia mais…

Certificação em Ponto de Função Simples

A novidade é que a Força-Tarefa de Pontos de Função Simples está trabalhando duro para implementar uma nova certificação focada no método SFP. Assim que disponível, faremos o anúncio. Fique ligado para mais detalhes.