Quais as atividades incluídas no Ponto de Função

Os principais questionamentos que um processo de estimativa de software tenta responder estão relacionados ao tempo necessário para concluir um projeto e ao custo de seu desenvolvimento. As respostas, por sua vez, só podem ser consideradas confiáveis se todas as atividades envolvidas na produção do software forem estimadas quanto aos fatores que afetam as variáveis de tempo e custo. Tais atividades envolvem desde a definição de requisitos até os testes e implantação do produto.

A análise de pontos de função é um método utilizado para identificar um desses fatores, o tamanho do software. Num processo de estimativa de software, o tamanho é a primeira grandeza a ser analisada. Sem ele as demais estimativas (como esforço, duração, custo e número de defeitos) não podem ser determinadas sem que seja adicionado um alto grau de subjetividade aos resultados.

Com base na quantidade de pontos de função é possível obter indicadores como a taxa de entrega ( HH / PF ), o custo ( R$ / PF) e indicadores de qualidade ( Defeitos / PF ) de projetos já realizados. Pode-se então extrapolar estas informações (de outra forma inacessíveis ou de difícil apuração) para a aplicação em processos de estimativas de novos projetos.

Simplificando, se é sabido o QUANTO deve ser produzido, pode-se extrapolar qual será o esforço, prazo e custo envolvidos neste trabalho. Daí pode-se distribuir estes valores entre as várias atividades do ciclo de vida do desenvolvimento do software, desde que sejam conhecidos os percentuais de distribuição de esforço determinados pelo processo de produção de software adotado pela organização.

Artigos relacionados

Como medir a codificação de backend ou a construção de um webservice, já que são invisíveis para o usuário final

Temos que lembrar que a subdivisão entre frontend e backend pertence ao desenho da arquitetura, interna, da aplicação em resposta aos requisitos funcionais e não funcionais que o...

Como estimar APF para criação de documentos e horas de testes?

Quando se fala estimar APF para criação de documentos, estamos falando em estimar o esforço ou custo para o desempenho dessas atividades a partir...

Como os tempos em reuniões do Scrum afetam a APF?

Você vai entender como as reuniões do Scrum afetam a Análise de Pontos de Função nas aplicações de medição e aproximação do tamanho no desenvolvimento Ágil.