White Paper: Estratégias para medir pontos de função no desenvolvimento de Kanban desacoplado

Strategies For Measuring Function Points In Decoupled Kanban Development

O IFPUG recentemente disponibilizado o novo white paper, “Estratégias para medir pontos de função no desenvolvimento de Kanban desacoplado”.

O texto aborda a Function Point Analysis (FPA ou APF). A APF mede o tamanho funcional do software quantificando a funcionalidade entregue ao usuário em Pontos de Função (FP).

O FPA define o tamanho da funcionalidade do software em termos de tarefas e serviços do usuário. Ela é independentemente da tecnologia de implementação, requisitos não funcionais, tipo de aplicação e processo de desenvolvimento de software. No entanto, o processo de medição deve considerar esses aspectos. O objetivo é melhor alinhar a medição do FP com as decisões de negócios e técnicas na aquisição de software.

O texto também explora o conceito de decoupled cadences, ou desenvolvimento ágil sem iteração, com suporte do Kanban, onde a gestão do desenvolvimento separa o planejamento, estimativa e priorização da entrega e lançamento de software, permitindo diferentes cadências de desenvolvimento.

O texto diferencia atividades “Upstream” (planejamento, estimativa e priorização) de “Downstream” (entrega e lançamento de software) e destaca que decoupled cadences não é uma metodologia, mas é uma alternativa em frameworks de desenvolvimento de software, como o Scaled Agile Framework (SAFe).

bt-baixeagora - Sou de Sergipe