CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Criada em 1998 a FATTO Consultoria e Sistemas é uma empresa de soluções para gestão de software, prioritariamente na dimensão dos resultados e no espaço do relacionamento entre clientes e desenvolvedores.

Facilitamos a relação entre essas partes e resolvemos conflitos no que tange ao planejamento e avaliação do desempenho em gestão de software.

Somos referência no Brasil em Medição, Estimativas e Requisitos de Software. Apoiamos nossos clientes a obterem informações qualitativas e quantitativas sobre seus processos de software por meio de nossos serviços de consultoria.

Conforme a necessidade e interesse de nossos clientes, o papel de nossos consultores vai desde a atuação pontual em serviços de treinamento, passa pela solução colaborativa de gestão de mudança problemas de desempenho, e culmina com o outsourcing de processos de medição.

Nossa imagem e seu valor no mercado são o resultado de muito empenho e dedicação.

Juntos, somos responsáveis por preservar e fortalecer a reputação institucional da empresa para o futuro, atuando igualmente como disseminadores de boas práticas corporativas.

Por essa razão, formulamos o presente Código de Ética e Conduta, que deve ser lido, entendido e plenamente cumprido por todos:

  • Administradores;
  • Funcionários;
  • Estagiários;
  • Fornecedores;
  • Prestadores de serviços; e
  • Outros parceiros de negócio.

Os valores e os deveres aqui dispostos fazem parte do compromisso assumido pela empresa desde sua criação e que é continuamente renovado e atualizado:

respeitar os mais altos padrões éticos empresariais e sociais, zelando pela transparência, pela integridade e pela sustentabilidade de seus negócios, em estrita observância às leis e às melhores práticas de mercado.

O Código de Conduta não é exaustivo e deve servir como ferramenta para orientar a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores, assim como de fornecedores e parceiros em seu relacionamento com a empresa.

Caso tenha qualquer dúvida, procure os meios de comunicação descritos neste documento. E lembre-se:

Você também é responsável por alertar-nos sobre qualquer violação ou potencial descumprimento do Código e das demais políticas e normas internas da empresa.

Nossa atuação cotidiana é fundamental para a preservação e o fortalecimento do maior ativo intangível da empresa: sua imagem e sua reputação.

O Código de Conduta aplica-se a todos nós

Todos os administradores, funcionários, estagiários, e prestadores de serviços devem seguir o presente Código de Conduta. Além disso, todas as pessoas ou empresas que representem a FATTO ou que forneçam bens, prestem serviços, ainda que temporários, ou mantenham parcerias com a empresa devem atentar para as premissas, os valores e as disposições deste Código.

Não nos relacionamos com pessoas ou instituições que não observem as determinações deste Código de Conduta, tampouco que se engajem em condutas potencialmente ilícitas. Em nenhuma hipótese, a empresa requisitará a qualquer pessoa ou empresa que pratique ato que possa vir a contrariar as premissas, os valores e as obrigações aqui estabelecidos.

Ressaltamos que a FATTO não realiza parcerias nem apoia organizações ou entidades, em razão de relacionamentos pessoais de seus colaboradores, que possam caracterizar conflito de interesses ou que não estejam em conformidade com a legislação e as políticas e as normas internas da empresa.

A leitura deste Código de Conduta deve ser complementada pela leitura das políticas e das demais normas internas da Companhia que lhe fazem referência, para disciplinar rotinas e aspectos específicos da atividade da Companhia.

Embora ofereça diretrizes e regras sobre o comportamento e a conduta a serem adotados em nosso dia a dia, o Código de Conduta não foi concebido como manual nem dispõe de soluções para todas as situações que você possa encontrar cotidianamente.

Esperamos que você conheça, entenda e cumpra tanto o Código de Conduta quanto as demais políticas e disposições normativas internas, além das leis e das normas, nacionais e estrangeiras, aplicáveis aos negócios da nossa Empresa.

É importante, ainda, adotar atitude proativa em busca de orientação adicional, caso venha a deparar-se com alguma circunstância não abrangida por este Código. Para assegurar a aplicação do Código em todos os seus efeitos, pedimos que assine o Termo de Sigilo e Compromisso, que constitui sua declaração formal de entendimento e comprometimento com os princípios e as regras que regem a Companhia. Essa declaração deve ser reafirmada a cada nova versão deste documento. Ademais, periodicamente e por meio de treinamentos, recordaremos o disposto neste Código de Ética e Conduta.

Nossos canais de comunicação

Temos por compromisso respeitar os mais altos padrões éticos empresariais e sociais, zelando pela transparência, pelo profissionalismo e pela qualidade no desenvolvimento de nossas atividades, em estrita observância às leis, às regulações e às normas aplicáveis, bem como às melhores práticas do mercado.

Contamos com o apoio de todos, a fim de assegurar que nossas práticas continuem alinhadas com os princípios e os valores da Empresa. É extremamente importante que você dê suporte à identificação de qualquer indício de violação dos princípios, das determinações e dos procedimentos previstos neste Código de Ética e Conduta e nas demais políticas e normas internas da Empresa. Devemos buscar a orientação de nossos superiores em eventuais situações de dúvida ou de conflito, comunicando fatos que possam representar conduta duvidosa, inadequada ou ilícita, ou que possam caracterizar violação das normas da Empresa. Você pode encaminhar sua denúncia através do e-mail codigodeconduta@fattocs.com.br.

Todas as denúncias são confidenciais e serão mantidas em sigilo.

Aplicamos nossas políticas e normas internas

Desenvolvemos uma série de políticas e normas internas que, derivadas dos princípios e das disposições do presente Código de Ética e Conduta, que esclarecem questões que podem surgir em nosso dia a dia. Dedique atenção especial àquelas que são relevantes a sua função e às suas responsabilidades. Qualquer inobservância também caracteriza violação do presente Código, estando sujeita às punições contempladas.

Devemos comunicar possíveis violações à estas políticas e normas que tenhamos conhecimento. Em algumas hipóteses, poderemos ser responsabilizados por violações ou condutas ilícitas praticadas por terceiros, quando tivermos conhecimento que estas poderiam caracterizar violação das normas aplicáveis à Empresa e deixamos de comunicá-las aos canais de comunicação.

Violações ao Código de Conduta são punidas

Considerando a gravidade, os motivos, as circunstâncias e as consequências da infração, assim como o comportamento do colaborador, qualquer violação do Código de Conduta pode resultar em:

  • Advertência
  • Suspensão
  • Desligamento ou encerramento da relação contratual

É importante ter em mente que somos pessoalmente responsáveis por qualquer transgressão ou conduta ilícita que venhamos a praticar no curso de nossas atividades profissionais. Além disso, o desrespeito às políticas e às normas internas da Companhia por parte de um colaborador, caso caracterize ilícito civil, administrativo ou penal, poderá ser reportado às autoridades públicas competentes para que sejam adotadas as medidas cabíveis, sem prejuízo da aplicação de sanções pela Empresa, nos termos aqui dispostos. A Empresa está sempre empenhada no estrito cumprimento das leis aplicáveis a sua atividade, tendo por linha de atuação a total cooperação com as autoridades públicas nacionais ou estrangeiras responsáveis por qualquer investigação nas esferas cível, penal ou administrativa.

Construímos um ambiente de trabalho ético e colaborativo

É igualmente nossa responsabilidade zelar pela construção de um ambiente de trabalho ético e colaborativo. Esperamos que todos os colaboradores possam estabelecer, no ambiente de trabalho, relacionamentos profissionais pautados em respeito mútuo, confiança, lealdade, colaboração e espírito de equipe. Só assim poderemos alcançar os resultados que almejamos. Os administradores da empresa ainda têm a responsabilidade adicional de:

  • Fomentar um ambiente de trabalho fundamentado em honestidade, integridade, respeito e valorização da diversidade;
  • Encorajar e promover condutas éticas nas equipes;
  • Divulgar este Código nas suas equipes e esclarecer eventuais dúvidas; e
  • Relatar possíveis violações deste Código e das demais normas da Empresa;

Nossa visão, missão e nossos valores

Visão

Somos a empresa de soluções para gestão de software, prioritariamente na dimensão dos resultados e no espaço do relacionamento entre clientes e desenvolvedores.

 

Missão

Ser uma referência de inovação, qualidade, responsabilidade e austeridade no aperfeiçoamento da entrega de software com qualidade pela gestão mais inteligente e baseada em fatos, observando elevados padrões éticos e utilizando-se de profissionais, modelos, processos e sistemas de primeira linha.

 

Valores

  • Integridade em todas as ações;
  • Excelência em serviços;
  • Foco no problema do cliente;
  • Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas.

Adotamos e disseminamos nossos princípios

Fomentamos o desenvolvimento das atividades de todos os nossos colaboradores com base nos nossos valores e acreditamos que, para alcançar os resultados desejados, dependemos do comprometimento de todos, principalmente do seu.

Preservamos a qualidade e a eficiência

Comprometemo-nos em manter nossos sistemas eficientes e seguros, além de oferecer produtos e serviços inovadores ao mercado. Assim, direcionamos esforços à profissionalização e à qualificação dos colaboradores e fazemos constantes investimentos em equipamentos, instalações, treinamentos e recursos necessários ao desenvolvimento das atividades.

Defendemos a imparcialidade e o respeito em nossos negócios

Temos o dever de garantir tratamento isonômico em todas as nossas relações comerciais, orientadas pela imparcialidade, pelo respeito e pelo estrito cumprimento das obrigações legais e contratuais, observando os melhores interesses da Companhia na seleção e na contratação de parceiros, fornecedores e prestadores de serviços.

Prezamos o respeito e a valorização do mérito

Não aceitamos nenhum tipo de assédio ou discriminação – de cor, raça, credo, gênero, orientação sexual ou idade –, nem no ambiente de trabalho nem nas etapas de recrutamento, seleção, treinamento, promoção ou transferência de colaboradores. Todo tipo de assédio ou de discriminação deve ser coibido e reportado. Tampouco toleramos qualquer forma de trabalho degradante (infantil, forçado, que envolva abusos físicos ou psicológicos, dentre outros) ou condições de trabalho perigosas para a saúde ou condutas que venham a colaborar para a economia informal. Entendemos que todas as avaliações de desempenho devem ser fundamentadas em mérito, habilidades, competências e contribuições de cada colaborador, de modo a propiciar oportunidades iguais de desenvolvimento profissional. Por essa razão, as políticas e as normas relacionadas à área de Recursos Humanos são pautadas pela justiça, pela transparência, pela imparcialidade e pelo profissionalismo. Não é permitida a relação de parentesco, que inclui cônjuge, irmãos, filhos, enteados, netos, avós, cunhados, sogros, genros, tios, sobrinhos e primos de primeiro grau, nem o envolvimento sentimental entre colaboradores que trabalhem na mesma Diretoria, em relação de subordinação. Toda a relação de parentesco ou envolvimento sentimental entre colaboradores da Companhia deve ser comunicada à área de Recursos Humanos.

Comunicamos possíveis conflitos de interesses

A conduta ética e íntegra que esperamos de nossos colaboradores implica o relato de todos os casos potenciais de conflito de interesses. Devemos evitar praticar qualquer ato, participar de processos ou exercer influência sobre decisões que possam resultar em benefício para nós ou para a pessoa com quem possuímos relação de parentesco ou envolvimento sentimental. Caracteriza infração do Código de Conduta manter relação comercial, como representante da Companhia, com empresa pela qual haja interesse econômico ou participação, direta ou indireta, sem autorização do do Código de Conduta.

Devemos notificar, formalmente, todas as situações em que existir vantagem pessoal ou econômica que possa interferir em nossa obrigação de agir no melhor interesse da Empresa, abstendo-nos de participar de reunião ou de decisão sobre o tema.

Caso você saiba de alguém que possa estar em situação de conflito de interesses e que não tenha assim se manifestado, você deve fazê-lo. O silêncio acerca de possível conflito de interesses caracteriza violação deste Código de Conduta.

O exercício de atividade paralela à desempenhada na Companhia, independentemente da existência de remuneração, precisa ser comunicada ao Comitê do Código de Conduta. Esta atividade não :

  • Ser exercida durante o período de trabalho;
  • Afetar o desempenho das funções exercidas na Empresa;
  • Implicar a utilização da infraestrutura e de informações da Empresa;
  • Concorrer com os serviços prestados pela Empresa; ou
  • Criar potenciais conflitos de interesses.

Não vinculamos a imagem da Companhia às nossas atividades pessoais

Reconhecemos e respeitamos a privacidade de nossos Colaboradores e valorizamos a diversidade cultural e a liberdade individual, desde que a imagem da Empresa não seja vinculada a essas atividades pessoais. É permitida a prática de atividades de cunho religioso, filantrópico ou político-partidário, contanto que não afete nosso desempenho nem resulte na utilização dos recursos e das informações da Companhia. Ainda assim, em nenhuma hipótese, podemos nos manifestar em nome da Companhia ou vincular a imagem da Empresa a essas atividades religiosas, filantrópicas ou político-partidárias. A Empresa não apoia nem contribui para nenhuma atividade de cunho sectário. Exigimos que eventuais contribuições financeiras a candidatos e partidos políticos observem os limites e os procedimentos previstos em lei e sejam comunicadas ao Comitê do Código de Conduta. Caso a Empresa venha a colaborar financeiramente para candidatos ou partidos políticos, as doações serão públicas e declaradas nos termos da lei.

Sabemos que nossas opiniões pessoais podem afetar a imagem da Empresa

Mesmo uma exposição pessoal que não envolva diretamente nossas funções na Empresa pode atingir a imagem desta. Ao se manifestar, especialmente quando for identificado como colaborador da FATTO, em palestras, seminários ou fóruns de discussão, esclareça que suas opiniões ou seus comentários não refletem necessariamente as opiniões ou as posições da FATTO. Leve em consideração o impacto que suas manifestações podem ter, particularmente em redes sociais, quando vinculadas ao cargo ou à função que desempenha na Empresa. Esperamos atitudes éticas em seu dia a dia. Não poste opiniões, imagens, nem compartilhe publicações que possam ser mal interpretadas. Contamos com o bom senso de todos para que não seja publicado nas redes sociais algo que possa ser interpretado como:

  • Opinião discriminatória;
  • Discurso de ódio, que incite hostilidade ou violência contra uma pessoa ou grupo em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição física, posicionamento político ou qualquer outra característica pessoal;
  • Crime contra a honra de pessoas ou empresas; ou
  • Apologia a crimes.

responsáveis por aquilo que publicamos. Desabafos virtuais, ainda que com emprego de ironia ou sarcasmo, podem afetar a imagem institucional ou a credibilidade da Empresa. Por isso, redobre a atenção antes de se manifestar em redes sociais para não ser mal interpretado.

Comunicamos eventos pessoais de interesse da companhia

Devemos estar sempre em dia com as nossas obrigações legais, tendo em vista que determinados acontecimentos, ainda que pessoais, podem impactar a imagem ou colocar em questionamento a credibilidade da Empresa. Nesse sentido, devemos informar nossos gestores quando:

  • Formos indiciados, denunciados ou presos por qualquer questão criminal;
  • Formos incluídos em qualquer procedimento de investigação;
  • Formos intimados a prestar esclarecimentos ou a comparecer em qualquer ato de procedimento ou processo de interesse da Empresa; ou
  • Estivermos passando por dificuldades financeiras que possam levar a uma inadimplência contumaz.

Respeitamos nosso ambiente de trabalho

Devemos sempre nos lembrar de que é proibido:

  • Consumir quaisquer substâncias inebriantes durante a jornada de trabalho, bem como fumar nas dependências da Empresa;
  • Trajar-se em desacordo com a de Vestimenta (parte integrante do Manual do Colaborador);
  • Adotar comportamento ou procedimento que viole as leis e as normas internas que tratam de segurança e medicina do trabalho, e que possa representar risco para a própria saúde ou para a saúde de outros colaboradores dentro dos ambientes da Empresa, incluindo integridade física e psicológica, ou que prejudique o desempenho dos demais colaboradores;
  • Manter comportamento incompatível com os padrões socialmente aceitos, que comprometa o ambiente de trabalho ou que possa trazer prejuízo à imagem da Empresa;
  • Solicitar favores ou serviços pessoais daqueles sobre os quais exerçamos controle ou supervisão; e
  • Praticar ou ser conivente com qualquer ato que represente conduta ilícita ou que possa caracterizar violação deste Código de Ética e Conduta.

Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável a colaboradores e visitantes, adotando medidas que evitem a degradação do meio ambiente e que minimizem o impacto de nossas atividades. A atitude responsável de todos é fundamental para o alcançarmos esse objetivo.

Utilizamos e gerimos com responsabilidade nosso material e intelectual

Nosso patrimônio material inclui todos os equipamentos e instalações da Empresa. Não devemos utilizá-lo para fins particulares. Servir-se de impressoras ou do e-mail para fins pessoais, por exemplo, ainda que com moderação, caracteriza uso indevido dos recursos da Empresa. Considerando que os recursos disponíveis são destinados apenas a fins profissionais, esteja ciente de que a Empresa pode monitorar e coletar informações que sejam disponibilizadas ou trocadas pelos meios de comunicação que oferece (e-mails, telefone e comunicadores instantâneos, por exemplo). Apesar de considerarmos que as mensagens e as informações obtidas a partir dos meios de comunicação disponibilizados são de propriedade da Empresa, limitamos o acesso a tais meios e cumprimos, em sua utilização, os requisitos da lei. Todos devemos preservar nosso patrimônio material e relatar, pelos meios indicados, qualquer conduta que possa caracterizar apropriação indébita, furto ou mau uso de equipamentos ou recursos.

Nosso patrimônio intelectual, composto dos ativos intangíveis (por exemplo, marcas, fotos e vídeos institucionais, bases de dados, conteúdos e informações de qualquer ordem) desenvolvidos pela Empresa e/ou sob sua guarda e utilização privativa, possui enorme valor e importância estratégica, sendo seu uso e sua exploração exclusivos e resguardados pelas leis de propriedade intelectual vigentes no Brasil. Valorizamos e observamos todas as proteções legais, e delas nos valemos, correspondentes aos ativos intangíveis, respeitando e tratando com igual zelo os ativos intangíveis de terceiros aos quais, eventualmente, possamos ter acesso ou utilizar no curso de nossas atividades, mediante autorização prévia dos respectivos titulares. Quaisquer direitos e proteções de propriedade intelectual que englobem os ativos intangíveis desenvolvidos no curso de nossas atividades pertencem ou pertencerão à Empresa. Estamos cientes da importância de manter a existência e as características desses ativos em sigilo, de forma a não prejudicar a obtenção de futuras proteções legais e a não utilizá-los fora dos limites estritamente autorizados. Nesse sentido, é compromisso de todos:

  • Observar as normas, as diretrizes e os fluxos internos de propriedade intelectual estabelecidos pela Empresa, participando dos treinamentos oferecidos e firmando todos os documentos necessários à consecução das proteções legais cabíveis;
  • Tratar com o máximo zelo os ativos intangíveis da Empresa e de terceiros, sempre recorrendo ao superior imediato e às instâncias internas competentes em caso de dúvidas quanto à utilização devida;
  • Zelar pela imagem e pela reputação da Companhia e de suas marcas, somente divulgando informações mediante a obtenção das autorizações internas requeridas; e
  • Selecionar apenas parceiros e prestadores que observem o mesmo zelo e respeito pelos ativos intangíveis e pelos direitos de propriedade intelectual próprios e de terceiros, e que empreguem apenas soluções tecnológicas legais no desempenho de suas atividades.

Fazemos uso de nossas informações com segurança e responsabilidade

A Política de Segurança da Informação foi desenvolvida para garantir que as informações sigilosas com as quais trabalhamos sejam disponibilizadas somente às pessoas que delas necessitem para o desempenho de suas funções. Ela busca garantir a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade das informações.

Todos somos responsáveis pela segurança e pela confidencialidade das informações às quais temos acesso e por seu tratamento adequado, de acordo com a Norma sobre Classificação de Informação, descrita na Política de Segurança da Informação.

Nosso compromisso com a segurança e a confidencialidade das informações inclui:

  • Não divulgar informações que não sejam públicas e não estejam disponíveis ao público;
  • Não encaminhar, ainda que para uso pessoal, informações para ambientes externos aos da Empresa, incluindo endereços particulares de e-mail e dispositivos de armazenamento móveis, salvo nas hipóteses previstas em nossas normas; e
  • Atentar para o descarte adequado de documentos, de acordo com sua classificação de sigilo.

Não fazemos doações para obter vantagens

São vedadas que as doações sejam oferecidas, prometidas ou concedidas com a finalidade de se obter vantagem inadequada ou influenciar a ação de qualquer pessoa, seja agente público, fornecedor, terceiro, dentre outros, independentemente da idoneidade da organização a ser favorecida.

São vedadas doações para organizações sem fins lucrativos que tenham algum histórico de envolvimento com corrupção ou fraude.

São vedadas doações para organizações que sejam administradas, direta ou indiretamente, por pessoas politicamente expostas ou por agentes públicos, que tenham suas atividades relacionadas com o negócio da Fatto, no intuito de evitar situação que gere potencial conflito de interesse, em observância as regras previstas no Código de Conduta da Fatto.

São vedadas doações para organizações em que colaboradores da Fatto ou seus parentes de primeiro grau possuam algum tipo de participação societária e/ou poder de gestão, no intuito de evitar situação que gere potencial conflito de interesse.

Não pagamos propina

A Fatto, com relação às atividades, operações, serviços e trabalhos realizados, declara e garante que ela própria, seus administradores, diretores, prepostos, empregados, representantes ou terceiros a seu serviço, incluindo subcontratados.

(i) não realizaram, não ofereceram, não prometeram e não autorizaram qualquer pagamento, presente, promessa, entretenimento ou outra qualquer vantagem, seja diretamente ou indiretamente, para o uso ou benefício direto ou indireto de qualquer autoridade ou funcionário público, conforme definido nos artigos 327, caput, § § 1º e 2º e 337- D caput e parágrafo único, ambos do Código Penal Brasileiro, partido político, autoridade de partido político, candidato a cargo eletivo, ou qualquer outro indivíduo ou entidade, quando tal oferta, pagamento, presente, promessa, entretenimento ou qualquer outra vantagem constituir violação às leis aplicáveis, incluindo, mas não limitado, à Lei 12.846/13 e ao Código Penal Brasileiro.

(ii) se comprometem a não praticar quaisquer dos atos mencionados no item (i) acima e a cumprir as Leis Anticorrupção.

Vigência

O disposto no presente Código de Conduta entrará em vigor na data de publicação do comunicado que o anunciar.