Clipping: Entrevista da presidente do IFPUG com Noémie André

No final do ano passado, o International Function Point Users Group (IFPUG) realizou uma entrevista entre Christine Green, presidenta da IFPUG, e Noémie André, profissional certificada em Análise de Pontos de Função (APF) nível especialista.

A principal intenção daquela entrevista foi apresentar os benefícios desta metodologia, principalmente em face aos desafios de gestão no mundo atual.

O objetivo deste texto é compartilhar um resumo da entrevista, destacando seus pontos chave.

Pontos fortes da APF na Avaliação Financeira do Desenvolvimento

Apesar de estar associada como um sinônimo de estimativa de software, a APF não se limita às aplicações na avaliação de orçamentos. Ela também se insere como parte fundamental na avaliação do preço do desenvolvimento.

Seu principal ponto forte é considerar uma visão das necessidades funcionais e não necessariamente homens-hora em uma avaliação financeira. Adicionalmente, outro ponto forte é a sua independência da pessoa responsável pela medição.

Portanto, as medições pela APF permitem uma avaliação fatual do tamanho funcional; ou seja, são passíveis de validação e contestação.

Em resumo, o método avalia o que é entregue numa visão integrada aos processos de negócio e não necessariamente do quanto custou, do quão difícil ou fácil foi entregar, do quanto esforço exigiu, ou o que está faltando entregar.

Na mesma linha, há aplicabilidade do método na avaliação de desempenho, qualidade e competitividade do desenvolvimento, benchmarking e indicadores.

Benefícios colaterais à medição com a APF

A APF mede requisitos.

Ao fazer isso, ajuda a identificar o que está faltando, encontrar possíveis defeitos e remover possível ambiguidade.

Portanto, é um excelente instrumento para verificação independente dos requisitos. A medição acaba servindo ao propósito de um “peer review” bastante efetivo.

Outras ações no desenvolvimento com a APF

A APF permite monitorar e traz visibilidade ao desenvolvimento de software. Ela permite medir o progresso da funcionalidade entregue e comparar contra o planejado. Ela pode comparar as funcionalidades testadas com sucesso com as funcionalidades defeituosas e a funcionalidade total com a quantidade de defeitos encontrados.

Em um ponto de vista contratual, a APF permite o preço unitário do desenvolvimento em R$ / PF. Nisso, você paga pelo que você recebe em uma perspectiva funcional. Então em outras palavras, você estabelece um contrato onde os interesses do cliente e do fornecedor estão alinhados no sentido de maior produtividade e qualidade; ou seja, promove uma relação ganha-ganha (win-win) para todas as partes.

Melhor organização de um contrato com preços unitários em pontos de função

Uma boa alternativa de organização de um contrato com preços unitários é certamente obter alguma terceira parte confiável para oferecer suporte à medição.

O papel dessa terceira parte é verificar e validar a acuidade do tamanho medido; dar suporte à medição; definir roteiros e guias para interpretação da documentação e atender às necessidades de consistência entre medições.

Seu conselho é sempre usar profissionais certificados especialistas em pontos de função (CFPS). De acordo Noémi André, a pessoa ser CFPS significa que ela já provou ter o conhecimento e a expertise com a APF.

Ela também comenta que vários CFPS de seu conhecimento são experts não apenas em medição de tamanho, mas também em estimativas, benchmarking e determinação de preços unitários em pontos de função.

O uso de pontos de função como unidade de referência em uma medida de preço ganha em confiança ao ter uma terceira parte independente avaliando e validando a precisão do tamanho na medição.

As regras da APF podem ser interpretadas diferentemente dependendo do analista de pontos de função

As regras da APF são padrões internacionais. Portanto, elas devem ter interpretação única. Porém, ao modelar os requisitos para o esquema de medição da APF, surgem diferentes interpretação desses requisitos.

Daí, a importância de você documentar as premissas assumidas na medição de forma que haja consistência e acuidade. A medição em pontos de função não se trata apenas de um número, mas de um método, um processo, e a experiência em sua utilização nessas aplicações se torna ainda mais necessária.