Objetivos do Programa de Certificação CFPS

O programa de certificação CFPS (Certified Function Point Specialist), primeiramente, tem por objetivo reconhecer formalmente os profissionais capazes de realizar contagens de pontos de função precisas e consistentes. Em seguida, busca reconhecer o conhecimento das práticas de contagem mais recentes do IFPUG.

Requisitos para certificação CFPS

Primeiro, o candidato deve ser filiado ao IFPUG para prestar o exame CFPS. No entanto, a comprovação de formação superior, experiência com APF e participação qualquer curso não é requisito.

Em seguida, o candidato deve realizar um exame elaborado pelo IFPUG e ser aprovado. Ou seja, ele deve atingir a taxa de acerto mínima de 90% para aprovação como CFPS. No entanto, ele recebe o título CFPP (Certified Function Point Practioner) se obtiver uma taxa de acerto entre 80% (inclusive) e 89%.

Sem uma preparação adequada, a chance de aprovação é pequena, porque mesmo para o profissional fazendo o exame para renovar sua certificação, é necessário dedicação e orientação em função dos níveis exigidos para aprovação.

Por isso, o nosso curso Preparação para o Exame CFPS foi elaborado especificamente para apoiar o candidato ao exame do IFPUG em sua jornada de preparação para a certificação ou renovação de sua certificação.

Como é a estrutura do exame CFPS

Este exame consiste em pouco mais de 150 questões de múltipla escolha baseadas no Manual de Práticas de Contagem do IFPUG. A duração da prova é de 3 horas. É um exame de difícil aprovação em função do tempo disponível e também da exigência da taxa de acerto elevada, mas infelizmente o IFPUG não divulga nenhuma informação relativa à taxa de aprovação no exame.

Qual a validade da Certificação de Especialista em Pontos de Função

O profissional deve submeter-se novamente ao exame para renovação da certificação ou participar do programa de extensão de certificação (CEP), porque o prazo de validade da certificação é de três anos, . O programa de extensão é valido apenas para o CFPS, porque não se aplica ao CFPP. A renovação deve ocorrer mesmo que não tenha havido mudança alguma na versão do CPM do IFPUG. Adicionalmente, o programa de extensão permite que se prorrogue a validade da certificação.

Como é o Programa de Extensão da Certificação (CEP)

O Programa de Extensão da Certificação prevê o acúmulo de créditos em diversas atividades como, por exemplo:

  • Realizar contagens de pontos de função;
  • Ministrar cursos oficiais;
  • Escrever artigos ou livros;
  • Participar como voluntário de algum dos comitês do IFPUG.

Entretanto, recomenda-se consultar a lista atualizada das atividade, porque elas não se mantém fixas no tempo. Por isso, a melhor fonte de informação é o próprio formulário de submissão da aplicação para extensão.

A renovação pode ser realizada por várias vezes consecutivas, desde que não haja mudança significativa (major change) do Manual; neste caso o profissional deverá obrigatoriamente submeter-se ao exame para renovar sua certificação.

Como é a logística do Exame CFPS

Até o início de 2008 o exame de certificação era realizado em papel, com correção manual, sendo ministrado no Brasil duas vezes por ano, ao final de cada semestre

Julho de 2008:

o exame foi automatizado e pode ser aplicado por qualquer centro credenciado pela Prometric no mundo, na data agendada pelo interessado.

Novembro de 2016:

o IFPUG firmou parceria com o iSQI para a aplicação do exame na modalidade Flex, ou seja remotamente, podendo o candidata realizar o exame até em sua própria casa, desde que cumpra os requisitos. Há a opção do exame em inglês, em português e italiano.

Outubro de 2019:

Anunciamos que o IFPUG havia finalizado sua parceria com o ISQl para realização dos exames de certificação e que, durante esse período, os exames estariam suspensos. E agora temos novidades! O IFPUG anunciou seu novo parceiro para realizações dos exames de certificação CFPS/CFPP (Análise de pontos de função) – e SNAP CFP (Processo de Avalição Não Funcional de Software).

Todos os exames estão disponíveis nas ferramentas da Brightest, começando com as versões inglês e português dos exames CFPS/CFPP. Para mais informações entre em contato com: ifpug@ifpug.org, www.brightest.org ou info@brightest.org. Fonte: <https://www.ifpug.org/ifpug-certification-examinations-available-worldwide-via-the-brightest-platforms/>

Assista o Talk de um de nossos analistas sobre a Certificação CFPS

Webinar – Certificação CFPS do IFPUG: será que ela é útil para você?

Neste Webinar apresentamos: A Certificação CFPS/CFPP, seus pré-requisitos, custos e o programa como um todo; Como e onde ocorre o Exame de Certificação; Diversas dicas para uma preparação certeira; Como estudar e se preparar para a prova; Como a Fatto te ajudará a obter o CFPS.