O que são Pontos de Caso de Uso (ou Use Case Points)

O método de Pontos de Caso de Uso surge, porque havia a falsa noção de que a APF não era adequada para medir sistemas orientados a objetos no início da década de 1990. A aplicabilidade da APF, até então, era testada e madura com outras metodologias. No entanto, aqueles que compartilhavam desta noção desconheciam a APF em termos práticos. Isso, porque a APF mede software em termos de sua intercessão com os fluxos operacionais do negócio ao quantificar a funcionalidade transferida das tarefas e serviços do usuário. Consequentemente, a medição independente não só de tecnologia, mas também da abordagem de desenvolvimento utilizada.

Primeiramente, houve a disseminação da construção e projeto de sistemas orientados a objetos, houve também uma mudança na forma de se especificar e modelar os sistemas. Em seguida, a UML e os casos de uso rapidamente tornaram-se padrão na indústria de software. Por fim, esse fenômeno se repete  20 anos depois com as Histórias do Usuário.

Webinar – Caso de Uso: Diagrama e Especificação

Neste Webinar abordamos os seguintes assuntos: Como a técnica de Caso de Uso pode ser utilizada; Como ela contribui para o desenvolvimento de requisitos gerando investimento mínimo; Porque é considerada uma das técnicas mais mal utilizadas do mercado.

Dentro deste contexto, em 1993 Gustav Karner propôs em um trabalho acadêmico a metodologia dos Pontos por Caso de Uso (baseado na Análise de Pontos de Função). O seu objetivo foi estimar recursos para projetos de software orientados a objeto desenvolvidos utilizando o processo Objectory, um dos embriões do RUP.

O processo de medição do Ponto de Caso de Uso consiste resumidamente em:

1 – Contar os atores e identificar sua complexidade;
2 – Contar os casos de uso e identificar sua complexidade;
3 – Calcular os PCUs não ajustados;
4 – Determinar o fator de complexidade técnica;
5 – Determinar o fator de complexidade ambiental;
6 – Calcular os PCUs ajustados;

Com o resultado desta medição e sabendo-se a produtividade média da organização para produzir um PCU, pode-se então estimar o esforço total para o projeto.